Digitando pelo Futuro
Projeto de inclusão digital transforma vidas de jovens em Sinop
Educação | 20 de Junho de 2025 as 16h 13min
Fonte: Redação

Aos 16 anos, a estudante Anna Anacleto, de Sinop (MT), lidera uma iniciativa que vem promovendo a inclusão digital e abrindo portas para o futuro de jovens da região. O projeto social "Digitando pelo Futuro" oferece aulas gratuitas de informática e digitação, já impactou mais de 30 estudantes e tem planos ambiciosos de expansão.
Idealizado por Anna, o projeto busca capacitar jovens de 12 a 18 anos no uso do computador e na digitação, por meio do aplicativo Klavaro. O principal objetivo é combater a exclusão digital e preparar esses jovens para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico, além de facilitar o acesso a serviços essenciais como educação, bancos, saúde e atendimento ao poder público.
A importância do "Digitando pelo Futuro" é reforçada por dados preocupantes: um estudo do LinkedIn, de 2020, mostra que habilidades digitais básicas — como a digitação — estão entre as mais requisitadas para vagas de nível inicial. No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que 70% das vagas de emprego exigem algum grau de proficiência digital. Além disso, pesquisas revelam que profissionais com boa digitação são 25% mais produtivos (Deloitte) e que a digitação eficiente pode economizar até 21 dias de trabalho por ano (Universidade de Stanford).
A inspiração para o projeto veio da própria vivência de Anna. Durante a pandemia de 2020, ela observou a dificuldade de muitos colegas com tarefas digitais. Incentivada pelo pai, fez um curso de digitação, melhorou suas habilidades e se sentiu mais confiante e produtiva. Em 2021, ao realizar um curso na Microlins, percebeu a grande exclusão digital em Sinop e decidiu agir.
Lançado em 2023, o primeiro módulo do "Digitando pelo Futuro" atendeu 15 jovens, em parceria com a iniciativa Semear, que também ofereceu capacitação em Excel. Para 2025, o projeto se uniu ao Centro de Atendimento, Orientação e Proteção ao Adolescente (CAOPA) para ministrar aulas semanais e desenvolveu uma apostila completa, com 12 aulas teóricas e práticas.
O projeto conta com um site, os interassados podem estar acessando aqui.
Notícias dos Poderes
Prefeitura doa terreno de 13 mil m² para Estado construir escola no Residencial Villa Verde
18 de Junho de 2025 as 08h38Seletivo para cursos técnicos da Seciteci recebe 4.660 inscrições
Classificação de candidatos será decidida em sorteio público no dia 2 de julho
17 de Junho de 2025 as 16h44Novas servidoras tomam posse dos cargos em Sinop
17 de Junho de 2025 as 09h58Mato Grosso tem queda no analfabetismo e avança em escolarização entre jovens
17 de Junho de 2025 as 08h02Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos
15 de Junho de 2025 as 12h53Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci se encerram nesta quinta-feira (12)
Cursos serão realizados em 15 cidades de Mato Grosso pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)
12 de Junho de 2025 as 07h32