Inscrições abertas
Seciteci oferta 560 vagas para curso gratuito de técnico em instrumento musical para cinco cidades de MT
Capacitação contempla municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães e Poconé
Educação | 15 de Janeiro de 2025 as 07h 25min
Fonte: Gabriel Vieira* | Secitec

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com a Fundação Educamais, está com 560 vagas abertas para curso gratuito de técnico em instrumento musical em cinco cidades de Mato Grosso.
Durante o curso, os alunos irão aprender desde arranjos musicais até empreendedorismo. Eles terão contato com os seguintes tipos de instrumentos: bandolim, bateria, canto, cavaquinho, clarinete, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, guitarra elétrica, saxofone, trompete, viola, violão, violino.
Os interessados já podem se inscrever através do formulário online (clique aqui para acessar), ou presencialmente na Unidade de Educação de Cuiabá (UNEC), localizada na avenida General Mello, nº 2356, em Cuiabá.
As vagas serão distribuídas nos municípios de Cuiabá (160 vagas), Várzea Grande (160 vagas), Santo Antônio de Leverger (80 vagas), Chapada dos Guimarães (80 vagas) e Poconé (80 vagas). As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas.
O curso será semipresencial, com momentos e atividades online, além de encontros presenciais dedicados às atividades práticas aos sábados. Para participar, é obrigatório ter pelo menos 17 anos, ensino médio completo ou estar cursando, no mínimo, o segundo ano do ensino médio.
Será necessário apresentar os seguintes documentos: cópia do RG, cópia do CPF, certidão de nascimento ou de casamento, diploma e histórico do ensino médio. Os alunos serão selecionados conforme a análise da documentação. Caso necessário, uma entrevista individual para avaliação do perfil e motivação do candidato.
Segundo a diretora pedagógica da Fundação Educamais, Elaine Aparecida Penteado, o curso técnico em instrumento musical busca preencher a demanda de profissionais nesta área.
“Existe uma demanda por profissionais capacitados e alinhados com o desenvolvimento tecnológico do Estado. Nesse contexto, o curso surge atendendo a sociedade na perspectiva da formação humanística e na preparação para o mundo do trabalho, pois a música atua na formação da sociedade e dos indivíduos. Essa integração pode possibilitar a criação de aprendizagens, enriquecimento cultural, formação crítica pelo contato entre diferentes culturas, entre outros impactos positivos para a vida dos alunos”, afirmou Elaine.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 10 de fevereiro (10.02), no site da Seciteci. Os locais para a aula inaugural e aulas presenciais também serão informados. As aulas se iniciam no dia 15 de fevereiro e tem encerramento previsto para 12 de dezembro deste ano.
O curso técnico em instrumento musical é uma parceria da Seciteci e Fundação Educamais, com apoio da Unidade de Educação de Cuiabá (Unec) e Assembleia Legislativa.
Notícias dos Poderes
Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT
30 de Junho de 2025 as 07h15MT inicia nesta quinta-feira consulta pública sobre modelo cívico-militar em 15 escolas
26 de Junho de 2025 as 13h47Estudantes são premiadas em concurso de redação do projeto Norte Show Kids sobre o agro em Sinop
24 de Junho de 2025 as 14h13Dados do IBGE mostram que homens idosos são maioria entre anafabetos de Mato Grosso
Para a população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo em Mato Grosso foi de 15,7%
23 de Junho de 2025 as 08h32