Atendimento especializado
Seduc inicia convocação de assistentes de educação especial aprovados em processo seletivo
Nesta primeira fase, estão sendo chamados os classificados que já atuavam como cuidadores
Educação | 22 de Julho de 2025 as 13h 54min
Fonte: Rui Matos - Seduc

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) prossegue, nesta segunda-feira (21.7), realizando a convocação dos candidatos classificados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o cargo de Assistente de Educação Especial, conforme previsto no Edital nº 008/2025.
Nesta primeira fase, a Seduc está chamando os profissionais classificados no certame e que já atuavam como assistentes, possuindo vínculo de relacionamento consolidado com os estudantes público alvo da educação especial.
Vínculo este que, para a Secretaria de Educação, favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional e pedagógico do aluno, especialmente quando há necessidade de acompanhamento individualizado.
Os demais classificados serão convocados nas fases seguintes no decorrer do ano letivo para atuarem nos municípios selecionados no ato da inscrição, respeitando os critérios de classificação e de cotas.
A secretária-adjunta em exercício de Gestão de Pessoas, Dulcimar Faria de Souza Lara, observa que a medida segue as diretrizes da Portaria nº 608/2025/GS/SEDUC e tem como principal objetivo garantir a continuidade do atendimento especializado, bem como as normas legais que asseguram o melhor interesse dos estudantes com deficiência.
Ela esclarece que o procedimento não configura qualquer tipo de preterição ou favorecimento indevido, pois, apenas os profissionais devidamente classificados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) 2025 estão sendo considerados para continuidade na função.
O cargo de Assistente de Educação Especial passou por reformulação e, a partir de agora, com a realização do seletivo, será preenchido por meio de contratação direta pela Seduc e não mais por meio de empresa terceirizada.
“A transição está sendo realizada com base em critérios legais, objetivos e previamente estabelecidos em norma própria, assegurando a transparência do processo”, completa Dulcimar.
Cada assistente poderá acompanhar até três estudantes na mesma turma, desde que as necessidades apresentadas e o nível de comprometimento de cada aluno permitam o atendimento compartilhado.
O contrato será temporário por tempo determinado, e terá vigência de acordo com o período do ano letivo, podendo ser prorrogado por igual período.
Notícias dos Poderes
Escola de Governo oferta dois cursos sobre IA e pesquisa acadêmica
Há 35 vagas para cada uma das formações sobre essa temática
09 de Setembro de 2025 as 14h13MPF investiga indícios de irregularidades em obra da UFMT em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 08h20Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Vestibular 2026 da Unemat termina nesta segunda-feira (8)
Seletivo da Unemat oferece 2.350 vagas, em 59 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado
05 de Setembro de 2025 as 17h00Aluna da rede municipal conquista maior proficiência no Avalia MT e é homenageada pela Prefeitura de Sinop
03 de Setembro de 2025 as 14h15Seduc divulga regras para prova prática do concurso de professores da rede estadual de ensino
A etapa será composta por Plano de Aula e Prova Didática; a convocação de candidatos sai em 12 de setembro
02 de Setembro de 2025 as 07h22Programa do Ministério das Comunicações leva acesso à internet para mais de 1,5 mil escolas de MT
Escolas Conectadas já levou inclusão digital para estudantes de 82,2 mil unidades públicas de ensino do Brasil
27 de Agosto de 2025 as 14h17Inscrições para seletivo do IFMT terminam neste domingo
27 de Agosto de 2025 as 07h24Mais de 1.500 estudantes participam do 2° Encontro dos Grêmios Estudantis em Cuiabá
Evento ocorreu nesta segunda-feira (25) no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo estudantes e professores
26 de Agosto de 2025 as 14h47