Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 20 de Outubro de 2025

Menu

Campeonato nacional

Atletas de Sinop garantem vagas no Sul Americano ao conquistarem três medalhas em competição nacional

Esporte | 20 de Outubro de 2025 as 14h 04min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

O município de Sinop se destacou na competição nacional dos Jogos Escolares Brasileiros 2025 ao conquistar três medalhas: dois ouros e um bronze nas modalidades de salto em distância e lançamento de dardo. Os atletas Miguel Moreira Barbosa e Wislainy Moraes Sousa, vencedores da competição, são atletas das escolinhas de base da Prefeitura de Sinop. A etapa aconteceu entre os dias 07 e 18 de outubro, no município de Uberlândia, estado de Minas Gerais.
 
Sinop competiu com três atletas que se consagraram no top oito nas modalidades de lançamento de dardo, salto em distância e arremesso de peso. Um feito que revela o treinamento árduo e o grande apoio concedido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Os atletas Miguel e Wislainy também conquistaram vaga para disputar o campeonato Sul Americano que ocorrerá em Assunção no Paraguai.
 
O treinador Emerson Rodrigues Santos foi quem acompanhou os atletas na competição e avalia como muito positivo o destaque de Sinop que participou da competição com três atletas e com boas pontuações, ficando, todos, no top 8 no Brasil, nas modalidades disputadas.
 
“A gente considera isso um bom resultado, porque não é fácil, então você coloca aí: nós viemos com três atletas de Sinop e colocar os três nos top oito do Brasil, não é para qualquer um. Foi um trabalho bem feito, um trabalho árduo, que não é um trabalho de ontem, é um trabalho que está vindo já de dois, três anos que a gente vem trabalhando com apoio e suporte da Secretaria de Esporte. É uma pasta que vem ajudando muito a gente nas competições, e também nos encaminhando às competições”, comentou ele.
 
A atleta Wislainy conquistou a medalha de ouro ao cravar a distância de 37,10 metros no “lançamento de dardo” e disputará o Sul Americano no Paraguai. Miguel também conquistou a vaga no Sul Americano ao trazer para casa a medalha de ouro ao saltar 5,80 metros na modalidade “salto em distância”. Ele também trouxe um bronze ao conquistar o terceiro lugar no revezamento de atletismo com atletas de Mato Grosso. O atleta Otávio Gregório Mello, ficou em sétimo lugar no arremesso de peso ao atingir 13,17 metros na competição.
 
“Então, assim, a gente está conseguindo competir e a competitividade faz com que a gente tenha bons resultados. Os atletas começam a entrar no ritmo de competição, conseguem ter confiança para chegar onde chegou. Então, nós temos dois atletas convocados para o Sul Americano. Estamos aguardando ainda a questão da convocação oficial, porque tem a questão da convocação dos treinadores também. A gente está torcendo para que nós possamos, também, levar um treinador junto com a seleção para o campeonato Sul Americano”, explicou o treinador sinopense. O Sul Americano acontece em dezembro desse ano.
 
Competição

O evento foi organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). A competição tem apoio do Governo do Brasil, por meio de patrocínio viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Os Jogos Estudantis Brasileiros é o maior evento do esporte estudantil do país e reúniu, nesta edição, mais de 5 mil estudantes-atletas de escolas públicas e particulares de todos os estados brasileiros.

Além dos atletas, o evento mobilizou cerca de 2 mil profissionais entre técnicos, árbitros e equipes de apoio, em uma verdadeira celebração da juventude, do esporte e da diversidade cultural do Brasil. O secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro, representou o ministro do Esporte, André Fufuca, durante a cerimônia de abertura.

“Nós traçamos duas metas entre tantas outras para que se pudesse trabalhar pelo esporte no Brasil. A primeira delas foi nos aproximarmos de todas as confederações e federações que efetivamente fazem com que o esporte de qualidade, como são os JEBs, como são os JUBs [Jogos da Juventude], aconteçam na ponta. E a outra meta a que nós nos propusemos foi fazer com que saíssemos de Brasília, da comodidade dos gabinetes, e pudéssemos levar políticas públicas de qualidade e de excelência por todo o país”, discursou ele.