Competições esportivas
Projeto de Lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas é aprovado em Cuiabá
O texto estabelece o sexo biológico como critério para a formação das equipes deverá ser o sexo biológico.
Esporte | 20 de Agosto de 2025 as 08h 30min
Fonte: Redação G1-MT

O Projeto de Lei que proíbe a participação de atletas trans em competições esportivas femininas oficiais foi aprovado durante segunda votação realizada na Câmara Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (19). O projeto segue agora para sanção do Executivo.
A proposta de autoria do vereador Rafael Ranalli (PL) teve 19 votos favoráveis. O texto estabelece o sexo biológico como critério para a formação das equipes deverá ser o sexo biológico, ficando proibida a atuação de atletas transgêneros em categorias destinadas ao sexo oposto.
Durante a votação, Ranalli afirmou que o objetivo é assegurar a igualdade competitiva entre os atletas. A medida foi apoiada pela presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), que defendeu o projeto alegando não se tratar de questão ideológica, mas de critério fisiológico.
Em caso de descumprimento, federações, entidades ou clubes poderão ser multados no valor de R$ 5 mil. Além disso, caso a atleta omita ser trans, a ação poderá ser enquadrada como caso de doping e a atleta será banida da competição.
Há diferenças no desempenho físico?
Homens e mulheres são avaliados separadamente na maioria dos esportes. Em 2023, cientistas fizeram uma declaração conjunta que consolidou esse entendimento:
"Em eventos atléticos e esportes que dependem de resistência, força muscular, velocidade e potência, os homens normalmente superam as mulheres devido a diferenças sexuais fundamentais ditadas por seus cromossomos sexuais e hormônios sexuais na puberdade, em particular a testosterona".
Mulheres trans – designadas como do sexo masculino ao nascer, mas que se identificam como mulheres – também contam com essas vantagens. Se forem submetidas a terapia hormonal, as diferenças em relação às mulheres cisgênero são reduzidas. Mas mesmo assim ainda têm vantagens.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/L/K/JTgD7LSbaehtXBaQiSxA/info-trans-dw.jpg)
Infográfico mostra diferença entre os termos — Foto: Arte/DW
Além disso, a identidade trans é muito confundida no debate público com a intersexualidade. No caso das pessoas intersexuais, elas têm características sexuais masculinas e femininas desde o nascimento – que não é o caso das trans.
Notícias dos Poderes
Atletas de MT vão às quartas e buscam título nesta quarta (20)
Jovem talento de 16 anos de Rondonópolis e atleta de Cuiabá buscam jogam por vaga na semi em dia com rodada tripla. Cuiabana atua ao lado de italiana top 15 mundial no torneio BT 50. Principal competição BT 100 começa na quinta-feira, 21, com o Quali
20 de Agosto de 2025 as 11h49Torneio internacional de Beach Tennis de Sinop começa nesta terça-feira
Evento BT 50 dá a largada com jogos começando às 16h locais, 17h de Brasília
19 de Agosto de 2025 as 13h55Final da Copa SBT Sempre AgTech agita a Arena Amazon nesta sexta
15 de Agosto de 2025 as 14h27Sinop receberá torneio internacional de Beach Tennis
Serão duas competições com pontos no ranking mundial entre os dias 19 e 24
15 de Agosto de 2025 as 14h07