Foto Flagrante
Economia acontecendo em tempo real
24 de Abril de 2025 as 16h 56min

Enquanto dúzias de engravatados com pullover discutem em seus escritórios de vidro na Faria Lima as “tendências” da economia nacional, ditando o “risco X”, o impacto da “declaração Y”, no mundo real as coisas continuam acontecendo. No conjunto de 576 apartamentos populares que só começarão a ser povoados no dia 15 de maio, já havia um comércio ambulante na frente.
A imagem foi registrada na manhã dessa quinta-feira (24), durante o ato de inauguração das duas últimas etapas do Residencial Nico Baracat. A carrocinha de açaí, com uma churrasqueira de espetinho montada logo atrás, já aproveitava o movimento provocado pela solenidade para vender seu produto. É bem a cara de Sinop, mas também traduz a filosofia do atual plano econômico.
Assim como fez nos governos anteriores, a estratégia do PT para ascender a economia é aumentar o poder de compra da população mais pobre. Você injeta dinheiro do Estado para dar poder de consumo para quem não tem, e essa fração gigantesca da população derrama na economia local, de forma pulverizada. E assim o morador do Nico Baracat, que vai pagar menos aluguel, compra o espetinho, a barraca de espetinho compra carne e carvão, o açougue aumenta o pedido com o frigorífico, que por sua vez compra mais bois para o abate. E isso vai aumentando em escala para todas as direções. Com mais transações comerciais acontecendo, mais imposto para os cofres públicos.