Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 26 de Agosto de 2025

Menu

Conferência Nacional

4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso discute clima e escolhe delegados para a Conferência Nacional

Geral | 18 de Fevereiro de 2025 as 16h 13min
Fonte: João Silvestri Klein

Foto: Divulgação

A 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso está acontecendo nesta semana, reunindo representantes de diferentes setores para discutir questões ambientais e climáticas. A conferência, que segue até amanhã, é um espaço importante para a escolha dos delegados estaduais que irão representar Mato Grosso na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, marcada para Brasília. É a primeira vez em dez anos que a conferência nacional será realizada.

Os participantes da conferência estadual foram selecionados em encontros regionais, como o realizado em Sorriso no ano passado, e entre os delegados escolhidos está João, que participa com a professora da UFMT. "Hoje, o foco maior é sobre o clima e estamos discutindo os desafios que ele apresenta para o nosso estado", afirmou Jorge Muller, Secretário do Meio Ambiente.

Durante a conferência, os delegados discutem temas como o impacto das mudanças climáticas no estado, com destaque para o aumento de 3 graus na temperatura a cada 10 anos na região do Araguaia, conforme estudos realizados por professores da Universidade Federal de Cuiabá. O evento também é marcado pela presença de representantes do poder público, da iniciativa privada, de comunidades indígenas e quilombolas, promovendo um debate plural sobre as questões ambientais.

O destaque da programação de amanhã será o painel de discussões sobre políticas e soluções para o meio ambiente, e, ao final, serão eleitos os 30 delegados que representarão Mato Grosso na Conferência Nacional. A expectativa é que, após intensas discussões, Jorge e outros representantes da região norte, que enfrenta um número menor de delegados em relação à Baixada Cuiabana, possam conquistar uma vaga para representar o estado na capital federal.