Herbicida no campo
Abertas inscrição para Audiência Pública que discutirá limites do uso do glifosato em MT
TRT-MT marca audiência pública antes de decidir sobre uso do glifosato no campo
Geral | 18 de Julho de 2025 as 15h 10min
Fonte: Aline Cubas – TRT-MT

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) realizará, em 19 de agosto, uma audiência pública para debater a legalidade do uso de glifosato em lavouras no estado, no contexto das relações de trabalho. A medida foi determinada pelo relator do Incidente de Assunção de Competência (IAC), desembargador Aguimar Peixoto, como etapa prévia ao julgamento da tese pelo Pleno do Tribunal.
A audiência pública foi convocada tendo em vista a complexidade e repercussão social e econômica da questão, de modo a garantir o amplo debate. “A audiência possibilitará colher contribuições técnicas e científicas, incluindo depoimentos de especialistas, antes da formação de um precedente sobre o tema”, explicou o relator.
O Incidente de Assunção de Competência é um desdobramento de uma Ação Civil Pública ajuizada em 2019 que busca proibir o uso do herbicida glifosato no estado. A ação é movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Estado (MPMT) em face de três entidades representativas do setor agrícola: a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Associação Mato-Grossense do Algodão (Ampa).
A controvérsia jurídica gira em torno de dois pontos principais: a possibilidade de o Judiciário trabalhista decidir sobre a proibição do uso de um produto autorizado pela Anvisa e a amplitude da legitimidade passiva em ações "duplamente coletivas", como a presente — ou seja, se os efeitos da decisão podem estender-se a todos os produtores representados pelas entidades, mesmo que não sejam partes diretas na ação.
Inscrições
Entidades e pessoas interessadas em participar como expositores da audiência pública podem se inscrever até 30 de julho encaminhando e-mail com os pontos que pretendem abordar para o endereço: mailto:gab-aguimarpeixoto@trt23.jus.br.
Confira aqui o despacho com os pontos a serem abordados.
Conforme definido pelo relator, o deferimento da habilitação levará em conta a representatividade e a expertise dos interessados, bem como a pertinência das contribuições para o esclarecimento do tema. A relação dos habilitados será divulgada a partir de 10 de agosto. Especialistas de notório saber também poderão ser convidados a participar dos debates.
Riscos à saúde
Na Ação Civil Pública, os MPs alegam que, mesmo com a adoção de normas de segurança e uso de EPIs, o contato com o glifosato apresenta riscos à saúde dos trabalhadores, podendo causar doenças crônicas. Argumentam, também, que o uso do produto em ambiente aberto impossibilita o controle da contaminação, expondo trabalhadores e consumidores aos seus efeitos nocivos.
A ação se baseia, entre outros documentos, em estudos da International Agency for Research on Cancer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classificam o glifosato como “provável agente cancerígeno”. Os MPs citam ainda a Convenção 170 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), segundo a qual substâncias químicas perigosas devem ser vetadas quando não é possível garantir sua manipulação segura.
As instituições também propuseram a via da autocomposição, sugerindo o estabelecimento de metas para reduzir gradualmente o uso do glifosato na agricultura mato-grossense.
O que: Audiência pública sobre o uso do herbicida glifosato nas lavouras de Mato Grosso
Porta voz do TRT/MT - Juíza auxiliar da Presidência Leda Borges de Lima.
Inscrições para expositores: Até 30 de julho, pelo e-mail gab-aguimarpeixoto@trt23.jus.br
Processos: PJe 0000680-48.2019.5.23.0003 (ACP) e 0000187-70.2025.5.23.0000 (IAC)
Notícias dos Poderes
MT Construir termina neste sábado à noite
Último dia da feira terá palestra sobre Inteligência Artificial e Happy Hour com Tati Faria
20 de Setembro de 2025 as 09h04Cratera de origem desconhecida é descoberta em área de incêndio em MT
Formação foi descoberta por brigadistas no Parque Estadual Serra Azul; especialistas foram acionados
20 de Setembro de 2025 as 08h52TCU pede explicações ao Ministério da Agricultura sobre emendas para obras em MT
20 de Setembro de 2025 as 08h22Caixa de Sinop vai leiloar joias que estavam em penhor
São mais de 860 peças com um valor inicial que ultrapassa os R$ 660 mil
19 de Setembro de 2025 as 15h29Justiça dá prazo de 10 dias para réus se manifestarem em ação do MP
19 de Setembro de 2025 as 15h17Prefeitura abre licitação para construção da primeira maternidade pública de Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h44AMEA visita Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil em Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h26Trabalho infantil cresce e atinge 1,65 milhão de crianças e adolescentes no Brasil
Levantamento do IBGE revela que, entre jovens de 16 e 17 anos, quase metade trabalha ao menos 25 horas por semana
19 de Setembro de 2025 as 11h11