Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 23 de Abril de 2025

Menu

Infecção generalizada

Adolescente sofre infecção generalizada ao tentar impressionar o namorado com vape

'Disseram-me que, se eu tivesse chegado ao hospital algumas horas depois naquele dia, teria morrido', contou Isabelle Troncao, de 16 anos

Geral | 17 de Abril de 2025 as 11h 45min
Fonte: Extra Globo

Foto: Reprodução

Isabelle Troncao, de 16 anos, foi apresentada ao vape (cigarro eletrônico) pelo novo namorado. Para impressioná-lo no início do relacionamento resolveu também usar o dispositivo de nicotina.

"Era uma atividade social e para impressionar o cara com quem eu estava", relatou a moradora de Las Vegas (Nevada, EUA).

Porém, sete dias depois, Isabelle começou a se sentir mal.

Inicialmente, a estudante achou se tratar de uma simples dor de garganta. O médico disse que se tratava de uma gripe e que a adolescente deveria fazer repouso.

"O vape fazia a minha garganta arder", contou.

Porém, em poucos dias, a situação degringolou. Isabelle não conseguia andar, nem ficar acordada, e sentia um peso esmagador no peito.

"Eu estava com tanta dor que parecia que eu queria respirar, mas não conseguia inspirar profundamente. Eu não conseguia me levantar para ir ao banheiro e não conseguia ficar acordada", contou ela.

Levada à emergência de um hospital em Henderson (Nevada), Isabelle foi diagnosticada com Síndrome de Lemierre, um tipo raro de infecção bacteriana na garganta. De acordo com os médicos, o uso do cigarro eletrônico contribuiu para o acúmulo de bactérias no seu corpo.

Com sepse (infecção generalizada), Isabelle passou por cirurgia para drenar um litro de líquido do pulmão e ficou internada por um mês devido a coágulos sanguíneos na garganta, no pulmão e no braço esquerdo.

"Foi horrível, eu estava com ela todas as noites no hospital. A pior sensação era ouvir alguém dizer que não sabia se ela ia sobreviver, foi muito difícil", recordou a mãe, Francesca Lombardo, de 44 anos.

O incidente ocorreu no fim de 2023 e agora foi revelado como um sinal de alerta para outros adolescentes que lidam com pressões para "impressionar" outros.

Isabelle, que não namora mais o rapaz que tentava impressionar, está incentivando as pessoas a pararem de usar cigarros eletrônicos para evitar o mesmo destino.

"Disseram-me que, se eu tivesse chegado ao hospital algumas horas depois naquele dia, teria morrido. Ninguém deveria usar cigarros eletrônicos, estão deixando muitas pessoas doentes", afirmou ela.