Sinop
Advogado consegue suspender licitação de Taques para amarrar o Hospital por mais 5 anos
No apagar das luzes, licitação definiria os próximos 5 anos do Hospital Regional de Sinop
Geral | 08 de Novembro de 2018 as 14h 48min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma ação popular, movida e defendida por um advogado de Sinop, afastou a ameaça do atual Governo escolher como será a gestão do Hospital Regional de Sinop nos próximos 5 anos. Guilherme Melgar, no exercício da sua cidadania, entrou como uma Ação Popular contra o Governo do Estado de Mato Grosso, pedindo a suspensão do concurso de projeto 003/SES/MT/2018. O advogado que representou a si mesmo, conseguiu uma liminar expedida pelo juiz da 6ª vara da comarca de Sinop, Mirko Gianotte, suspendendo o certame.
Como informou em primeira mão o GC Notícias (clique aqui para ver), o concurso de projeto foi lançado no dia 11 de outubro, apenas 4 dias após Pedro Taques (PSDB), ser sumariamente derrotado nas eleições. Esse processo licitatório tinha como objetivo contratar a próxima gestão do Hospital Regional de Sinop. O edital construído pela equipe de Taques estabelecia quais seriam os procedimentos, as especialidades, os quantitativos e demais detalhes desse contrato de gestão que teria validade de 5 anos – transcenderia todo o próximo governo.
O curso normal desse chamamento era abrir as primeiras propostas na próxima terça-feira (13). Vislumbrando uma possível ameaça a saúde pública de Sinop e a interferência desse governo no próximo, Guilherme ingressou com uma ação popular, pedindo a impugnação da licitação. O advogado citou na sua argumentação os contratos de gestão sucessivamente renovados com dispensa de licitação, as inúmeras denúncias de má prestação no serviço público ao longo do atual governo e o fato de que só faltam 2 meses para o encerramento do mandato – o que significa que o próximo governador teria que pagar a conta.
As alegações foram acolhidas pelo juiz Mirko Gianotte. O magistrado concedeu, na tarde desta quinta-feira (8), uma decisão liminar suspendendo o processo licitatório de chamamento público.
Guilherme Melgar, advogado e autor da ação
Mirko citou em sua decisão a Lei de Responsabilidade Fiscal e a norma legal de que os chefes dos poderes executivos não podem fazer despesas nos últimos 8 meses do seu mandato que terão que ser pagas pelos seus sucessores. “O atual gestor deve evitar que sejam legadas obrigações ao futuro gestor, de modo a comprometer a implementação de suas próprias políticas públicas”, ressaltou o juiz.
O magistrado acrescentou que o Estado não agiu buscando o equilíbrio das contas públicas, sendo que deveria tomar cuidados para que o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas.
A ação popular também foi direcionada para o conhecimento do Ministério Público. O governo do Estado e a secretaria de Saúde poderão recorrer. Até lá, o processo de licitação deve ser suspenso.
Notícias dos Poderes
Assaltantes de banco em Brasnorte eram clientes da agência e usariam o dinheiro para pagar agiotas, diz polícia
Crime ocorreu no fim de julho, quando quatro homens armados com fuzis invadiram a agência bancária
22 de Agosto de 2025 as 11h57Tragédia na BR-163: colisão entre carro e caminhonete mata dois motoristas em Sorriso
Acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (22) e interditou totalmente a rodovia entre Lucas do Rio Verde e Sorriso.
22 de Agosto de 2025 as 10h54Proposta de Sinop é aprovada para Conferência Nacional e conquista 3 vagas de delegados
22 de Agosto de 2025 as 10h27TCE-MT dá 60 dias para Sejus corrigir falhas e apresentar relatórios sobre alimentação e saúde no sistema prisional
As decisões integram dois processos de monitoramento sob relatoria do conselheiro Guilherme Antonio Maluf
22 de Agosto de 2025 as 10h09Valor que juiz recebeu em propina representa 3,8% da receita do município onde atuava em MT
Relatório enviado pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal apontou que Ivan Lúcio Amarante recebeu R$ 6 milhões entre 2021 e 2024
22 de Agosto de 2025 as 10h06Boi 'fisiculturista': conheça o gado mais musculoso do mundo, que pode pesar mais de uma tonelada
Raça Belgian Blue impressiona pela musculatura dupla, resultado de mutação genética, e produz carne magra e valorizada no mercado gourmet
22 de Agosto de 2025 as 09h54Interdição/Fechamento Parcial de Via Urbana, no Município de Sinop – MT.
A medida é indispensável para a execução das obras de rede de água, esgoto, drenagem e pavimentação asfáltica na região, que têm como finalidade aprimorar a infraestrutura viária, assegurando maior fluidez e segurança ao tráfego.
22 de Agosto de 2025 as 06h30Nova Rota intensifica duplicação com obras durante a madrugada entre Sorriso e Sinop
Trabalhos vão ocorrer no contraturno, entre 19h e 3h, seguindo um cronograma para acelerar entregas
22 de Agosto de 2025 as 06h11