Mato Grosso
Advogado que representava OAB é preso em operação
Rodrigo Marinho acompanhava outros advogados alvos da operação quando descobriu que também estava na lista
Geral | 31 de Julho de 2025 as 11h 09min
Fonte: Redação

A prisão mais “fácil” da Operação Sepulcro Caiado foi do advogado Rodrigo Marinho. A operação deflagrada na manhã dessa quarta-feira (30), tinha como alvos 3 servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e 11 advogados. Conforme determina a legislação, a prisão de advogados deve ser acompanhada por um representante da Comissão de Prerrogativas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Marinho foi cumprir essa função, uma vez que é suplente do conselho.
Quando Marinho chegou ao local foi avisado pelos investigadores que também era alvo da ação policial. “Em tese, ele foi acompanhar a prisão de outros colegas. Teve uma surpresa, mas sem nenhum estresse”, disse o delegado Pablo Carneiro, que está à frente das investigações. “Havia outros membros das prerrogativas que acompanharam ele até a residência, para fazer a busca e ele já se encontra aqui na delegacia”, completou o delegado.
A operação foi deflagrada pela Polícia Civil com o apoio do Tribunal. As investigações da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá identificaram um sofisticado esquema de fraudes ligadas a processos judiciais e com a participação de empresários, advogados e servidores públicos do Poder Judiciário. Estimasse um dano de R$ 21 milhões aos cofres públicos.
Foram expedidas mais de 160 ordens judiciais, sendo 11 mandados de prisão, 22 mandados de busca e apreensão, e 16 ordens de bloqueio judicial, além de 46 quebras de sigilo fiscal e bancário, sequestro de 18 veículos e 48 imóveis. Ordens são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande e na cidade de Marília-SP.
O esquema
De acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso ajuizava ações de cobrança e, sem o conhecimento das partes rés, simulava a quitação da dívida via depósito judicial, juntando aos autos comprovantes de pagamentos falsificados.
Com isso, um servidor do Poder Judiciário, alvo da operação, fazia a migração do respectivo valor da conta única do TJ-MT para a conta vinculada ao processo, para que houvesse fundos para o resgate do alvará.
Os levantamentos iniciais identificaram 17 processos protocolados pela quadrilha entre os anos de 2018 e 2022.
Como o Tribunal de Justiça modificou a metodologia de transferência de valores entre processos a partir do ano de 2023.
Notícias dos Poderes
Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21Festival de praia será sábado (13) e domingo (14) e terá show nacional de Matheus Fernandes
12 de Setembro de 2025 as 14h27Sinop recebe feira da construção civil na próxima semana
Evento contará com ciclo de palestras sobre mercado imobiliário
12 de Setembro de 2025 as 10h27Relatório técnico aponta risco estrutural e ambiental na UHE Colíder
Durante vistoria realizada entre os dias 22 e 27 de agosto de 2025, foram constatadas falhas críticas no sistema de drenagem da barragem
12 de Setembro de 2025 as 10h06Pesquisadores encontram reserva de água doce submarina que pode abastecer milhões; entenda
Expedição internacional identificou reservas ocultas entre Nova Jersey e Maine, nos EUA. Achado reacende debate sobre soluções para a crise hídrica global.
11 de Setembro de 2025 as 15h28