Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Agosto de 2025

Menu

Prevenção

Aeronaves do Ibama que estão em Sinop vão atuar no combate a incêndios

Helicópteros e viaturas foram deslocados para o município e irão montar 3 bases operacionais

Geral | 31 de Julho de 2025 as 14h 57min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

Cinco helicópteros do Ibama chegaram ao aeroporto de Sinop na noite desta quarta-feira (30). Na manhã desta quinta-feira (31), mais de 10 viaturas terrestres do órgão ambiental somaram à frota. Toda essa estrutura deslocada a Sinop faz parte de uma operação para combate e prevenção de incêndios florestais.

A informação vem da assessoria de comunicação do Ibama. A mobilização de aeronaves e brigadistas integra a formação de equipes que vão atuar nos estados do Pará e Mato Grosso. A operação integra a estratégia nacional do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) para o período crítico de estiagem, que vai de julho a outubro.

A partir do município de Sinop, aeronaves estão sendo deslocadas para bases operacionais em Gaúcha do Norte (MT) e Novo Progresso (PA), regiões que abrigam áreas prioritárias para a conservação e enfrentam risco elevado de queimadas.

As equipes atuarão na proteção de ecossistemas sensíveis e territórios indígenas, como o Parque Indígena do Xingu e o Sul do Pará, locais historicamente impactados por incêndios durante a seca. Inicialmente, as ações estão concentradas na prevenção, com o uso de veículos especializados e aeronaves para monitoramento e a realização de queimas prescritas — técnica que consiste na aplicação controlada do fogo em áreas estratégicas, reduzindo a carga de material combustível e mitigando os danos durante os picos de incêndio.