219 mil viajantes
Aeroporto de Sinop alcança novo recorde histórico de movimentação no 1º semestre
Com fluxo de 219 mil viajantes representa crescimento de 13% em relação ao número de embarques e desembarques do mesmo período de 2024
Geral | 25 de Julho de 2025 as 09h 48min
Fonte: 219 mil viajantes Gabriel Magacho - Centro-Oeste Airports

Com mais passageiros, ampliação das opções de voos e novas instalações, o Aeroporto de Sinop vem reafirmando seu papel estratégico quando o assunto é transporte aéreo — e está colhendo os frutos das transformações realizadas pela Centro-Oeste Airports (COA), responsável pela gestão do empreendimento.
Depois de alcançar a marca inédita de 401 mil embarques e desembarques em 2024, a maior de sua história para o recorte de um ano, o segundo maior aeroporto do estado de Mato Grosso acaba de bater outro recorde: somente no 1º semestre de 2025, mais de 219 mil viajantes foram atendidos pelo empreendimento em 1.690 voos, superando o volume de 193 mil passageiros registrados nas 1.541 operações comerciais realizadas no mesmo período do ano anterior.
Em comparação com os seis primeiros meses de 2024, os números representam crescimento de 13% na movimentação de passageiros e de 9,6% no total de operações da aviação comercial realizadas no mesmo recorte temporal. Além do acréscimo de 26 mil viajantes entre o 1º semestre de 2024 e os primeiros seis meses de 2025, o Aeroporto de Sinop foi recentemente condecorado como o melhor aeroporto regional do Centro-Oeste e Norte no prêmio Aviação + Brasil.
A premiação, realizada anualmente pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), reconheceu os resultados alcançados por meio da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros, que considera itens como inspeção de segurança, acessibilidade, comércio e serviços, conforto, disponibilidade de Wi-Fi, restituição de bagagens, infraestrutura aeroportuária, entre outros.
Na visão de Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA, o balanço positivo na movimentação aeroportuária e o recente reconhecimento reforçam o compromisso da concessionária em melhorar de forma progressiva as experiências de viagem de quem utiliza o Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo. “Os números registrados pelo Aeroporto de Sinop no primeiro semestre de 2025 refletem a evolução consistente do empreendimento como principal ponto de conexão aérea no norte de Mato Grosso. Seguimos comprometidos em aprimorar continuamente os níveis de conforto, agilidade e confiabilidade das operações. A entrega do novo terminal de passageiros, no último ano, foi um marco importante nesse processo, contribuindo para a ampliação da oferta de voos e do volume de viajantes, além de qualificar de forma significativa a experiência dos nossos clientes”, afirma.
No primeiro semestre de 2024, a inauguração do novo terminal de passageiros do Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, resultado de investimentos da Centro-Oeste Airports, marcou um verdadeiro salto na qualidade dos serviços e na experiência dos viajantes. Com a nova edificação, a área total saltou dos anteriores 1.545m² para 6.049m², o que representa um crescimento de, aproximadamente, 300%. Todos os ambientes passaram a oferecer mais conforto, segurança e conveniência para passageiros, colaboradores e parceiros comerciais.
Operações
Atualmente, o Aeroporto de Sinop - João Batista Figueiredo atende voos regulares das companhias aéreas Azul, Gol e Latam para Cuiabá (MT), Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Campinas (SP).
Sobre a Centro-Oeste Airports (COA)
A Centro-Oeste Airports (COA) administra quatro aeroportos em Mato Grosso:
Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon;
Aeroporto de Sinop – Presidente João Batista Figueiredo;
Aeroporto de Rondonópolis – Maestro Marinho Franco;
Aeroporto de Alta Floresta – Piloto Osvaldo Marques Dias.
A concessionária é formada pelo grupo Socicam, empresa com 53 anos de atuação, líder em infraestrutura de mobilidade no Brasil, especialista na criação de soluções para gestão de aeroportos, portos, terminais urbanos e rodoviários, e a Sinart, empresa fundada há mais de 50 anos, com larga experiência na gestão de aeroportos, terminais rodoviários, estacionamentos públicos e privados, empreendimentos de hotelaria, entre outras operações.
Notícias dos Poderes
De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
13 de Setembro de 2025 as 00h13Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12O início de tudo e a primeira década de Sinop
Nesse primeiro texto da série vamos abordar o passado antigo da região e os primeiros anos da nova cidade
13 de Setembro de 2025 as 00h11Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21