Sinop
Ampliação da rede de esgoto vai beneficiar 44 mil pessoas
Concessionária estima que obras serão concluídas até dezembro
Geral | 04 de Abril de 2025 as 13h 52min
Fonte: Redação com assessoria

A Águas de Sinop iniciou nesta semana as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. A intervenção começou pelos bairros Jardim Itália III e Boa Esperança e deve ser concluída até dezembro, com frentes de trabalho também nos bairros Jardim Araguaia, Jardim das Palmeiras, Araguaia II, Imperial, Novo Horizonte, Jardim São Paulo II, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Maringá, Jardim Imperial II e nas regiões do Centro I, II e III. Ao todo, mais de 10 mil novas ligações domiciliares serão implantadas, beneficiando diretamente mais de 44 mil pessoas.
As obras visam ampliar a cobertura do serviço de 30% para aproximadamente 40%. Durante a execução, haverá interdições parciais de ruas e calçadas, com sinalização adequada e medidas de segurança para garantir a proteção dos trabalhadores e da população. A concessionária também realizará ações de comunicação porta a porta com os moradores das áreas diretamente envolvidas. Para Eduardo Lana, diretor-presidente da Águas de Sinop, as obras marcam um novo momento para a cidade e o avanço do processo para universalização da cobertura de esgoto. O contrato inicial de concessão, assinado com a Águas de Sinop em 2014, previa a universalização do esgoto no ano de 2024. Com essas obras a companhia deve chegar a uma cobertura de 40%
A ampliação da rede permitirá reduzir a poluição de lençóis freáticos, córregos e rios da região, além de prevenir doenças de veiculação hídrica. Segundo Lucas Alves, diretor executivo da concessionária, os resultados serão percebidos em breve. “Em poucos meses os primeiros trechos estarão liberados para conexão”, afirma.
Seguindo as normas da ABNT, DNIT e SINFRA, as obras compreendem na escavação das vias, instalação das tubulações e reconstituição do pavimento com material igual ou superior ao original. A execução do projeto também gerou impacto positivo na economia local, com a oferta de cerca de 100 vagas de emprego no município.
Além da ampliação da rede coletora, os investimentos contemplam obras estruturantes essenciais ao funcionamento do sistema, como os interceptores Teles Pires, Nilza e Neusa, grandes tubulações que conduzem o esgoto até a estação de tratamento, a ETE Teles Pires, a Elevatória Alameda, que bombeia os efluentes em áreas de relevo mais baixo, e a Linha de Recalque Neusa, que garante o transporte adequado do esgoto para tratamento.
Notícias dos Poderes
Colisão entre carro e picape mata motorista e fere prefeita de Barão de Melgaço
18 de Agosto de 2025 as 19h39Polícia Civil resgata filhote de onça-pintada em propriedade rural de Barra do Garças
O animal encontrava-se bastante debilitado e mal conseguia se locomover
19 de Agosto de 2025 as 07h29Governador envia projeto à AL para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Proposta foi articulada junto à Assembleia Legislativa e entidades do setor
18 de Agosto de 2025 as 17h28Nota de Falecimento
18 de Agosto de 2025 as 17h24Justiça libera realização da 17ª Expovale após extinção de ação do Ministério Público
18 de Agosto de 2025 as 16h12Obras de esgoto no Setor Comercial atenderão 1.800 moradores
Trabalhos estão concentrados na área compreendida entre as avenidas das Itaúbas, Palmeiras, Ingás e Figueiras
18 de Agosto de 2025 as 14h4250 kg de cocaína são achados em veículo da saúde de cidade do interior
18 de Agosto de 2025 as 15h16Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13