Reajuste tarifário
ANEEL homologa reajuste tarifário de energia em MT e novos valores entram em vigor a partir do dia 8
Geral | 01 de Abril de 2025 as 14h 50min
Fonte: O documento

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) informa que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) homologou, nesta terça-feira (1), o reajuste tarifário anual de 2025 da concessionária Energisa Mato Grosso. As novas tarifas entrarão em vigor a partir do dia 8 de abril.
O reajuste aprovado terá um impacto médio de 1,79% nas contas de luz dos consumidores mato-grossenses, sendo 5,42% para consumidores de alta tensão, como indústrias e grandes comércios; e 0,34% para consumidores de baixa tensão, que incluem residências e pequenos estabelecimentos.
Para os consumidores residenciais, que representam a maior parcela dos clientes da concessionária em Mato Grosso, a tarifa passou de R$ 0,84743 para R$ 0,85213 por kWh (quilowatt-hora).
A decisão foi tomada durante a 10ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria Colegiada da ANEEL.
A Ager-MT, responsável pela fiscalização dos serviços de geração e distribuição de energia elétrica no Estado, por delegação da ANEEL, reforça seu compromisso com o acompanhamento da aplicação das novas tarifas e a qualidade do fornecimento de energia aos consumidores mato-grossenses, afirmou o diretor regulador de Energia e Ferrovias da Agência, Wilber Norio Ohara.
“Embora a energia elétrica seja competência da União, que faz a regulação por meio da ANEEL, o Estado de Mato Grosso, desde 2002, faz a fiscalização dos serviços de energia elétrica por força de um convênio firmado com a Ager-MT. Isso é muito importante, pois aproxima a fiscalização da população mato-grossense, que conta com uma agência local para fiscalizar esse serviço tão essencial”, completou o diretor.
“O aumento da tarifa neste ano será pequeno, cerca de 0,3% para os consumidores residenciais. Mas o consumidor não pode esquecer que economizar energia é essencial, tanto para a economia doméstica quanto para o meio ambiente. Então, a dica é usar de forma racional a energia para evitar surpresas com o valor da conta”, destacou o superintendente regulador de Energia da Ager-MT, Thiago Alves Bernardes.
Mais informações sobre as tarifas de energia elétrica podem ser acessadas no site da ANEEL.
Notícias dos Poderes
Cade suspende moratória da soja e instaura processo contra tradings
Em medida preventiva, Superintendência-Geral revoga efeitos de acordo que impede exportações de grão proveniente áreas desmatadas depois de 2008; produtores viam cartel
19 de Agosto de 2025 as 07h43Colisão entre carro e picape mata motorista e fere prefeita de Barão de Melgaço
18 de Agosto de 2025 as 19h39Polícia Civil resgata filhote de onça-pintada em propriedade rural de Barra do Garças
O animal encontrava-se bastante debilitado e mal conseguia se locomover
19 de Agosto de 2025 as 07h29Governador envia projeto à AL para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Proposta foi articulada junto à Assembleia Legislativa e entidades do setor
18 de Agosto de 2025 as 17h28Nota de Falecimento
18 de Agosto de 2025 as 17h24Justiça libera realização da 17ª Expovale após extinção de ação do Ministério Público
18 de Agosto de 2025 as 16h12Obras de esgoto no Setor Comercial atenderão 1.800 moradores
Trabalhos estão concentrados na área compreendida entre as avenidas das Itaúbas, Palmeiras, Ingás e Figueiras
18 de Agosto de 2025 as 14h42