8 de janeiro
Animador de acampamento em MT é condenado a 14 anos de prisão
José de Arimateia Gomes dos Santos postou vídeo dos atos antidemocráticos em suas redes sociais
Geral | 12 de Março de 2025 as 10h 09min
Fonte: Mídia News

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o professor de dança e ex-candidato a vereador por Cáceres, José de Arimateia Gomes dos Santos, a 14 anos de prisão, em regime inicial fechado, por participação nos ataques de 8 de janeiro, em Brasília.
Ele também foi condenado ao pagamento de R$ 30 milhões a título de danos morais coletivos. O valor deverá ser quitado em conjunto com os demais condenados pelos ataques.
Os ministros seguiram por unanimidade o voto do relator, Alexandre de Moraes.
Preso desde 10 de novembro de 2023, Arimateia era animador do acampamento em frente ao Batalhão do Exército Brasileiro em Cáceres e ocupava uma posição de liderança no movimento, segundo as investigações da Polícia Federal.
Posteriormente, ele se dirigiu à Brasília com o propósito de integrar o movimento que culminou nos atos antidemocráticos, conforme a PF.
Arimateia foi identificado em um vídeo gravado por ele mesmo durante os ataques e divulgado nas redes sociais.
Nas imagens, ele descreve a Praça dos Três Poderes como um "campo de guerra" e afirmava: "Polícia atirando bomba pra tudo que é lugar, chegamos quase agorinha há pouco. O pessoal tá indo, tá voltando, porque aqui não tem outra resistência maior. É nossa pele contra eles lá; estamos registrando aqui porque eles cortam a internet, aí a gente coloca pra você. Ah lá, vem mais bala [sic]".
No interrogatório judicial, o professor de dança confirmou que gravou o vídeo e postou na rede social Twitter, alegando que foi “para protestar em favor da democracia e da liberdade de expressão”.
Para Moraes, no entanto, "o réu reconheceu que veio para participar da manifestação, tendo, no dia 08/01/2023, se juntado à horda que invadiu a Praça dos Três Poderes e os prédios públicos lá situados, em contexto de violência, a indicar que se aliava e aderia plenamente ao intento criminoso direcionado a uma ruptura institucional”.
"Está comprovado, portanto, pelo teor do seu interrogatório policial e judicial, e pelas provas juntadas aos autos, que José de Arimateia Gomes dos Santos integrava grupo que buscava, em claro atentado à Democracia e ao Estado de Direito, a realização de um golpe de Estado", pontuou o ministro.
Notícias dos Poderes
Governador anuncia pagamento do auxílio-fardamento aos policiais e bombeiros
Benefício foi instituído na gestão e vai contemplar mais de 14 mil profissionais
21 de Agosto de 2025 as 13h32STF garante isenção de pedágio a moradores de assentamento em Sorriso; entenda
A decisão do ministro Alexandre de Moraes afirma que, embora a cobrança de pedágio seja constitucional, ela não pode impor restrições não razoáveis ao direito de ir e vir dos cidadãos
21 de Agosto de 2025 as 12h03PJC prende dono de time e influencer por esquema de R$ 13 mi
Grupo tinha como foco financiar as atividades de uma facção; crimes envolvem estelionato e tráfico
21 de Agosto de 2025 as 11h44Donos de loja em recuperação em MT são presos por suposta fraude
Irmãos proprietários da Camisaria Colombo são suspeitos de fraude milionária e ocultação de patrimônio
21 de Agosto de 2025 as 11h24Prefeito comemora sanção que cria sítios pesqueiros e destaca fomento do turismo para Sinop
O Sítio Pesqueiro Estadual de Sinop foi criado pela Lei 13.012 de autoria do deputado estadual Dilmar Dal Bosco e tem como objetivo o fomento da prática do pesque e solte
21 de Agosto de 2025 as 11h10Corpo de Bombeiros entrega medalhas a militares e civis em cerimônia dos 61 anos da corporação
Entrega da honraria é um reconhecimento ao compromisso e à dedicação que marcam a história da corporação
21 de Agosto de 2025 as 09h23Estudante crava lápis na cabeça de colega após briga dentro de escola no litoral de SP
Menino de 9 anos precisou ser hospitalizado para remoção do objeto. Ele levou pontos e segue em observação. Caso ocorreu em Praia Grande (SP)
20 de Agosto de 2025 as 19h59Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032
Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores
21 de Agosto de 2025 as 08h00