Avenida do CPA
Após atraso e rompimento de contrato, TCE pressiona e obras do BRT avançam 30% em 2 meses
Geral | 28 de Julho de 2025 as 15h 09min
Fonte: O documento

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, realizou na noite da última sexta-feira (25), após as 22h, uma vistoria nas obras do BRT na Avenida do CPA, em Cuiabá. Durante a visita, o conselheiro afirmou que cerca de 70% do projeto já está concluído e reforçou que o prazo estimado de entrega segue previsto para até fevereiro de 2026.
Há dois meses, no final de maio, o próprio conselheiro havia apontado que o percentual de execução da obra estava em torno de 40%. O salto de quase 30 pontos percentuais nesse curto intervalo, segundo ele, é reflexo direto da adoção de turnos ininterruptos de trabalho, com atividades ocorrendo em três períodos ao longo do dia.
“Há algumas semanas fizemos um levantamento e já apontávamos que 70% da obra estava concluída. Essa evolução tem a ver com o funcionamento em três turnos, como sugerimos anteriormente. Agora, à noite, é possível ver trabalhadores em plena atividade. Isso mostra o resultado”, afirmou Sérgio Ricardo em vídeo publicado nas redes sociais.
Além dos três turnos, as frentes de serviço também passaram a atuar aos finais de semana, estratégia que tem sido usada para manter o cronograma dentro do planejado. A visita do presidente do TCE ocorreu nas imediações da entrada do bairro Bosque da Saúde, onde era executado o trabalho de sinalização viária.
A fiscalização do Tribunal de Contas sobre o andamento da obra ganhou caráter permanente desde a ruptura do contrato entre o Governo do Estado e o Consórcio Construtor BRT, em fevereiro deste ano. À época, as partes decidiram encerrar o acordo de maneira amigável, após o registro de atrasos no cronograma inicial.
Pelo termo de rescisão, o consórcio se comprometeu a concluir uma parte das intervenções antes da saída definitiva. O prazo estipulado para essa conclusão se encerra agora, no mês de agosto.
A implantação do BRT prevê um segundo trecho, interligando a região do Coxipó ao centro da capital. Para acelerar o andamento geral da obra, o governo estadual decidiu dividir o projeto em lotes menores, que serão licitados de forma individual, permitindo execução simultânea em diferentes frentes.
Durante a inspeção noturna, o conselheiro voltou a defender que o ritmo atual das obras seja mantido. “Estamos otimistas. Se o trabalho seguir nesse ritmo, é possível concluir tudo até janeiro ou fevereiro do próximo ano”, concluiu.
Notícias dos Poderes
TCU pede explicações ao Ministério da Agricultura sobre emendas para obras em MT
20 de Setembro de 2025 as 08h22Caixa de Sinop vai leiloar joias que estavam em penhor
São mais de 860 peças com um valor inicial que ultrapassa os R$ 660 mil
19 de Setembro de 2025 as 15h29Justiça dá prazo de 10 dias para réus se manifestarem em ação do MP
19 de Setembro de 2025 as 15h17Prefeitura abre licitação para construção da primeira maternidade pública de Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h44AMEA visita Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil em Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h26Trabalho infantil cresce e atinge 1,65 milhão de crianças e adolescentes no Brasil
Levantamento do IBGE revela que, entre jovens de 16 e 17 anos, quase metade trabalha ao menos 25 horas por semana
19 de Setembro de 2025 as 11h11Salário de R$ 37 mil: concurso para a PGE de MT encerra inscrições nesta sexta
19 de Setembro de 2025 as 11h07Terceira edição do Sinop Sustentável será realizada nos dias 26 e 27 de setembro
O evento tem como objetivo apresentar sistemas sustentáveis e mostrar como eles têm contribuído para o desenvolvimento de negócios e atividades na região norte de
19 de Setembro de 2025 as 10h41