Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sábado 12 de Julho de 2025

Menu

Grande desafio

Atleta mato-grossense é contratado por equipe texana que pertence ao dono do Manchester City

O atleta Rogério Venâncio foi contratado pelo Austin Gamblers, time que faz parte da nova Liga de Montaria em Touros por equipes nos Estados Unidos e que pertence a um dos donos do Manchester City e UFC

Geral | 11 de Julho de 2025 as 07h 34min
Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação

O atleta Rogério Venâncio, natural de Paranaíta e atual Campeão Brasileiro de Montaria em Touros pela Professional Bull Riders, retornou para os Estados Unidos recentemente para mais um grande desafio. Aos 24 anos o jovem talento foi contratado pelo Austin Gamblers, atual campeão e um dos 10 times que integram a PBR Team Series, a Liga de Montaria em Equipes organizada pela PBR.
 
Diferentemente das competições individuais, na PBR Team Series a disputa é entre as equipes, onde cada time escala cinco atletas para um confronto com um determinado adversário, semelhante aos demais esportes coletivos, como o futebol. A quarta temporada da competição tem início neste fim de semana (11 a 13 de julho) em Oklahoma City (EUA) e segue com eventos semanais até a Grande Final, que acontece em outubro no glamour da cidade de Las Vegas.
 
Considerado como o “Dream Team” da Liga, o Austin Gamblers tem como principal destaque José Vitor Leme, que no mês de maio conquistou o tricampeonato mundial pela PBR. Além dele, fazem parte do elenco o atual vice-campeão mundial Dalton Kasel, o super astro norte-americano Sage Kimzey, o campeão mundial Kaique Pacheco, os já consagrados Dener Barbosa, Lucas Divino e Ramon de Lima, e Vinícius Correa que é o outro estreante além de Venâncio.
 
“É muito especial poder fazer parte deste time. É a realização de um sonho. Fiquei muito feliz quando fui escolhido por eles e estou ansioso para participar deste formato, ao lado desses caras que já são estrelas internacionais. Sou muito grato por tudo que vem acontecendo em minha vida,” declarou o mato-grossense.
 
A entrada de novos atletas na PBR Team Series é feita através de um “Draft”, evento comum nos esportes norte-americanos onde as equipes escolhem quem irão contratar seguindo uma ordem definida por sorteio. Mesmo se recuperando de uma fratura na clavícula que o afastou das arenas por 60 dias, em maio Rogério Venâncio foi a primeira escolha da equipe texana, confirmando as expectativas depositadas em seu potencial.
 
O competidor de origem humilde natural do município de 11 mil habitantes no norte do estado do Mato Grosso, começou a montar em touros ainda na adolescência e em pouco tempo se tornou destaque nas arenas mato-grossenses. Sua estreia nas competições da PBR no Brasil foi em 2024, quando logo de cara venceu a etapa da Festa do Peão de Americana, uma das mais importantes do país.
 
Cerca de dois meses mais tarde, com uma campanha incrível que deixou os demais favoritos para trás, o jovem talento conquistava o título do Campeonato Brasileiro da PBR, decidido na tradicional arena da Festa do Peão de Barretos, onde ganhou como prêmio uma picape zero km e um bônus de 100 mil reais.
 
Esta vitória e os pontos conquistados no ranking internacional da Liga abriram as portas para sua estreia nos Estados Unidos, que aconteceu no mês de outubro. Já no início deste ano, Venâncio participou de 10 etapas do Campeonato Mundial da PBR nas arenas norte-americanas antes de retornar ao Brasil. No mês de abril, após a montaria que lhe garantiu o título da etapa da PBR em Brasília o competidor fraturou a clavícula, voltando a competir somente no início do mês de junho.
 
Durante esta semana, o mato-grossense participou de testes físicos e treinamento prático com a equipe no Texas, onde já demonstrou se sentir em casa. Mesmo com um elenco estelar, o novato brasileiro deve ganhar bastante espaço na equipe nesta temporada, devido as suas características únicas durante a montaria, que já demonstram que está pronto para os touros da elite dos Estados Unidos.
 
“O Rogério é um dos fenômenos da nova geração deste esporte e estou feliz que pudemos contratá-lo antes das demais equipes interessadas. Ele tem muito potencial, sua história nos Estados Unidos está apenas começando” disse o tricampeão mundial Adriano Moraes, auxiliar técnico do Austin Gamblers e que foi mentor de Venâncio quando ele esteve em um curso de montarias ainda na adolescência.
 
As equipes da PBR Team Series, que são oficialmente as primeiras equipes profissionais deste esporte, foram criadas em 2022 nos moldes de times de outras ligas esportivas, o que criou uma verdadeira revolução na Montaria em Touros. Além dos atletas terem contratos de salários e bonificações com os times, as equipes ainda dispõem de profissionais nas mais diversas áreas para auxiliá-los em todos os momentos das competições.
 
Todos os times da Liga pertencem a empresas ou proprietários particulares e de acordo com sites especializados norte-americanos, cada uma das equipes fundadoras do projeto investiram no mínimo 3 milhões de dólares cada uma, apenas para formar a PBR Teams Series, fora os demais investimentos específicos para o time seguir operando e competindo regularmente.
 
Como exemplo da importância da PBR Team Series no mercado esportivo, um dos proprietários do Austin Gamblers é o empresário Egon Durban, CEO da Silver Lake, empresa que tem investimentos no futebol através do Manchester City, Bahia e outros clubes pelo mundo, também sendo proprietária do UFC e da própria PBR. Entre seus sócios na equipe de Montaria em Touros está Michael Dell, fundador da Dell, uma das gigantes mundiais em eletrônicos e tecnologia.