Julgamento
Bolsonaro nega plano de golpe: ‘Avaliamos dentro da Constituição’
Geral | 10 de Junho de 2025 as 19h 11min
Fonte: Isto é

Em depoimento ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira, 10, que avaliou “possibilidades” dentro da Constituição Federal de 1988 e negou que tenha falado em qualquer tentativa de golpe de Estado.
Questionado pelo relator do caso sobre uma reunião feita no dia 7 de dezembro de 2024 com Paulo Sérgio (ministro da Defesa); o comandante Freire Gomes e o almirante Garnier, o ex-presidente afirmou que “nunca se falou em golpe”.
Indagado novamente sobre os encontros com o ex-ministro e militares, Bolsonaro disse que houve diversas reuniões para tratar de vários assunto, “como [Garantia da Lei e da Ordem] porque os caminhoneiros estavam parando”.
Em seguida, o ex-mandatário afirmou: “Conforme falou o Freire Gomes, nós estudamos possibilidades, mas todas dentro da Constituição, ou seja, jamais saindo das quatro linhas”.
Depois, Bolsonaro negou que tenha havido um plano concreto para um golpe de Estado. “Não tinha clima, não tinha base minimamente sólida para fazer coisa”, disse. Ao comentar sobre o papel dos militares, o ex-presidente garantiu que não recebeu ameaças nem pressões. “As Forças Armadas, missão legal dada é cumprida. Missão ilegal não é cumprida. Em nenhum momento alguém me ameaçou de prisão”, concluiu.
Quem foi ouvido no STF
+ O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, afirmou que o antigo chefe recebeu e editou o documento que descrevia o planejamento da ruptura institucional.
+ O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no período da trama, disse não ter como provar fraude nas eleições de 2022, apesar de ter relatado ao ex-presidente que havia irregularidades nas urnas, conforme mensagens obtidas pelos policiais.
+ O almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, negou ter colocado suas tropas à disposição do plano golpista, ao contrário do que relataram seus colegas de Alto Comando.
+ O ex-ministro Anderson Torres, que chefiou a Segurança Pública sob Bolsonaro, disse que um documento com o plano de ruptura foi parar na sua residência por uma “fatalidade” e era “muito mal escrito”.
+ O general da reserva do Exército Augusto Heleno decidiu exercer o direito ao silêncio e não responder às perguntas feitas pelo ministro Alexandre de Moraes em interrogatório no STF (Supremo Tribunal Federal).
+ O ex-ministro da Defesa e da Casa Civil Walter Braga Netto afirmou que Cid mentiu e que e que não entregou dinheiro em caixa de vinho
+ O ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira contou que participou de reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro e que saiu ‘preocupadíssimo’
Próximos passos
O interrogatório foi uma das últimas fases da ação penal. A expectativa é de que o julgamento que vai decidir pela condenação ou absolvição do grupo aconteça no segundo semestre de 2025.
Notícias dos Poderes
Plataforma do TCE recebe 23 mil contratos de consignados
Documentos devem ser enviados até o dia 30 de junho; dívida do funcionalismo chega a R$ 12 bilhões
19 de Junho de 2025 as 08h39Prefeitura anuncia concessão de 20 anos para cemitério privado
Medida foi a escolha para lidar com o problema do ‘déficit sepulcral’
18 de Junho de 2025 as 16h37Brasil declara estar livre de gripe aviária e aguarda normalização de embarques de frango
18 de Junho de 2025 as 16h19Locais das provas estão disponíveis para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas
As provas serão em 22 de junho; a competição tem uma média de 16,8 candidatos por vaga
18 de Junho de 2025 as 15h47Governo de MT sanciona lei que traz novas regras para contratação de consignados
Limite da margem consignável passa a ser 35% da remuneração líquida e empresas deverão ter postos de atendimento físicos no Estado
18 de Junho de 2025 as 15h12II Seminário Regional debate uso sustentável da água no Alto Teles Pires
Evento será realizado em Sinop e abordará temas como esgotamento sanitário, irrigação, indústria e monitoramento hídrico
18 de Junho de 2025 as 14h51Capacidade de defesa aérea de Israel contra mísseis iranianos pode durar apenas mais 12 dias, diz autoridade dos EUA
A intensidade dos bombardeios iranianos, no entanto, também parece estar diminuindo drasticamente
18 de Junho de 2025 as 14h33