Ampliação
Capacidade elétrica de Mato Grosso será ampliada em 26% em 2025
Hoje a capacidade gerada pelo sistema já é o dobro da máxima consumida.
Geral | 18 de Julho de 2025 as 15h 49min
Fonte: Assessoria Energisa

O ano de 2025 está sendo marcado por investimentos recordes no sistema de distribuição de energia elétrica em Mato Grosso, com a construção de 5 novas subestações e ampliação de 18 que já estão em funcionamento.
O Norte do estado vai ganhar 2 novas subestações, a de Sorriso que já está com a construção em andamento e a de Sapezal, ambas serão entregues até dezembro de 2025. A região receberá ampliações no sistema das cidades de Sinop, Lucas do Rio Verde, Matupá e Vera.
A Bacia do Araguaia terá uma nova subestação, na cidade de Torixoréu, e obras de ampliação em Barra do Garças, Rondonópolis e Araguainha.
Comodoro está com as obras adiantas e a nova subestação de Campos de Júlio em processo de licitação. Outras ampliações previstas para esse ano serão em Nobres, Posto dos Gaúchos, Alto Boa Vista, Confresa, Cáceres e Nortelândia.
O diretor técnico da Energisa Mato Grosso, Fabricio Medeiros, reforça que a concessionária está investindo R$ 1.6 bilhões no estado, investimento recorde pelo segundo ano consecutivo, “para se ter uma ideia em 2024 a capacidade do sistema gerou o dobro da carga máxima registrada. Podemos afirmar que Mato Grosso pode dobrar o consumo sem preocupação”.
Até final de 2027 teremos 15 novas subestações, 43 ampliações, 150km de novas linhas de transmissão, mais de 19 mil km de novos alimentadores, mil equipamentos automatizados. Com isso a capacidade do sistema irá aumentar de 4.350MVA para 5.450 MVA, o que significa um crescimento de 26% na capacidade de distribuição de energia em Mato Grosso.
“ São investimentos feitos para acompanhar o crescimento pujante do nosso estado, levando luz para todos os cantos e dando a oportunidade de desenvolvimento financeiro e pessoal para toda população. O nosso desafio é entregar eficiência sem onerar os mato-grossenses com tarifas de energia acima do necessário”, disse o diretor técnico da Energisa MT.
Notícias dos Poderes
MT Construir termina neste sábado à noite
Último dia da feira terá palestra sobre Inteligência Artificial e Happy Hour com Tati Faria
20 de Setembro de 2025 as 09h04Cratera de origem desconhecida é descoberta em área de incêndio em MT
Formação foi descoberta por brigadistas no Parque Estadual Serra Azul; especialistas foram acionados
20 de Setembro de 2025 as 08h52TCU pede explicações ao Ministério da Agricultura sobre emendas para obras em MT
20 de Setembro de 2025 as 08h22Caixa de Sinop vai leiloar joias que estavam em penhor
São mais de 860 peças com um valor inicial que ultrapassa os R$ 660 mil
19 de Setembro de 2025 as 15h29Justiça dá prazo de 10 dias para réus se manifestarem em ação do MP
19 de Setembro de 2025 as 15h17Prefeitura abre licitação para construção da primeira maternidade pública de Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h44AMEA visita Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil em Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h26Trabalho infantil cresce e atinge 1,65 milhão de crianças e adolescentes no Brasil
Levantamento do IBGE revela que, entre jovens de 16 e 17 anos, quase metade trabalha ao menos 25 horas por semana
19 de Setembro de 2025 as 11h11