Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 25 de Abril de 2025

Menu

Documento

Cartão SUS é necessário para atendimento na UPA e nas UBS´s em Sinop

Geral | 29 de Agosto de 2022 as 19h 15min
Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) é obrigatório para qualquer tipo de atendimento na rede pública de saúde no País, desde a mais simples consulta ao médico até uma cirurgia de alta complexidade. O documento é fornecido gratuitamente e auxilia no controle de despesas com pacientes e na identificação das doenças por município, estado, região e no país.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas- Drª Anete Maria Mota Maria) e nas Unidades Básicas de Saúde, que são administradas pelo Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPP) , é frequente o registro de pessoas que procuram atendimento sem levar o cartão, documento de identidade (RG) ou CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A gestora administrativa da UPA, Nalu Rodrigues Felix, lembra que é indispensável a apresentação de documento de identificação [cartão do SUS, Carteira de Identidade ou CPF. “Às vezes o paciente procura a unidade sem o documento e dificulta o atendimento, o mínimo que precisa é o CPF, informar corretamente seu endereço e além do seu número de telefone, o demais uma pessoa, caso haja necessidade de entrar em contato”.

A gestora ressalta ainda que “muitas das vezes precisamos solicitar a presença de um familiar e não temos para quem ligar. Outra preocupação é com as mães que esquecem os documentos dos filhos. Com os documentos em mãos evita que o cadastro seja feito errado, além disso, precisamos da comprovação que aquela pessoa é realmente quem diz ser”.

As informações pessoais registradas no cartão SUS seguem direto para o banco de dados do Sistema Único de Saúde, que passa a ter um monitoramento maior sobre o atendimento de cada paciente na unidade, como gastos individuais com medicamentos, exames, internações, entre outros serviços.

Sem o cartão do SUS do paciente, além de outro documento que permita a identificação precisa, a UPA encontra dificuldades no atendimento, no planejamento e melhoria dos serviços, além de problemas no recebimento de recursos para o funcionamento da unidade.