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Emprego

Carteira de Trabalho Digital: veja como acessar, atualizar e verificar se está assinada

Documento digital substitui versão física e facilita consulta a vínculos empregatícios; veja passo a passo para uso correto

Geral | 06 de Agosto de 2025 as 14h 53min
Fonte: Band

Se você conseguiu recentemente o tão sonhado emprego com carteira assinada, já sabe que a antiga carteira de trabalho física deu lugar à Carteira de Trabalho Digital. Segundo o governo federal, o serviço veio para modernizar o acesso às informações trabalhistas e facilitar a vida dos brasileiros.  

Em junho, o Brasil criou 166.621 empregos com carteira assinada, segundo dados do Novo Caged divulgados nesta segunda-feira (4) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. No mês, foram registradas 2.139.182 contratações e 1.972.561 demissões.

Nos últimos 12 meses, de julho de 2024 a junho de 2025, o Brasil criou 1.590.911 empregos com carteira assinada. O número é um pouco menor que o registrado no período anterior (julho de 2023 a junho de 2024), quando foram gerados 1.735.145 postos.

Nesta matéria, explicamos como ela funciona, como acessá-la e quais dados estão disponíveis. Confira:

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital pode ser acessada tanto pelo site quanto pelo aplicativo do Gov.com.br.

Pelo site

  1. Acesse o site aqui.
  2. Use o seu login de acesso do Gov com CPF e senha.
  3. No campo de busca, procure por "Carteira de Trabalho Digital".
  4. Em seguida, clique em "obter a carteira digital".

Pelo aplicativo

  1. Baixe o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" na loja de aplicativos do seu celular.
  2. Use o seu login de acesso do Gov com CPF e senha.
  3. Em seguida, automaticamente você terá acesso à todas as informações da sua carteira.

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Como enviar a Carteira de Trabalho Digital?

Depois que conseguir acessar todas as informações de sua carteira, basta clicar em “Imprimir Carteira”. Desta forma, será gerado um PDF do documento, que pode ser compartilhado com qualquer pessoa.

Como verificar se a Carteira de Trabalho Digital está assinada?

Se todas as informações sobre a sua contratação constarem no sistema da Carteira de Trabalho Digital, significa que ela está assinada pela sua empresa. A assinatura digital ocorre automaticamente quando a empresa registra o vínculo empregatício no sistema, e as informações devem aparecer no aplicativo em até 48 horas. 

Como atualizar a Carteira de Trabalho Digital?

Basta acessar seu perfil pelo site ou aplicativo e clicar em “Informações Pessoais”. As informações podem ser alteradas a qualquer momento.

Como saber o número do PIS/NIS na Carteira de Trabalho Digital?

O PIS ou NIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal. É responsabilidade do primeiro empregador a responsabilidade de geração do PIS para o cidadão que nunca teve um registro de trabalho. A solicitação deverá ser realizada pelo empregador por meio do sistema Conectividade Social da CEF.  

Para quem já possui o número, mas “não sabe de cor”. Basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e usar o seu login do Portal Cidadão.

Onde ver a série da Carteira de Trabalho Digital?

O número da sua Carteira de Trabalho Digital é o mesmo número do seu CPF.

É obrigatório assinar a Carteira de Trabalho física?

Diante da criação da Carteira de Trabalho Digital, não é mais obrigatório que a Carteira de Trabalho Física seja assinada. No entanto, se você ainda tiver ela em mãos, pode pedir para o RH da sua empresa assiná-la.