Referência
Cermac atendeu 2,3 mil pacientes com HIV e Aids em 12 meses
Centro de Referência em Média e Alta Complexidade é uma unidade voltada para atendimento de diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
Geral | 02 de Dezembro de 2024 as 07h 41min
Fonte: Secom -MT
O Centro de Referência em Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou 2.388 consultas a pacientes com HIV e Aids e liberou 6.354 medicamentos para tratamento no período de dezembro de 2023 a novembro de 2024. O Cermac é uma unidade de referência para o atendimento de pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A coordenadora administrativa da unidade especializada, Laysa Miranda de Faria, ressalta que o Estado tem trabalhado na implantação de diversas estratégias em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, para orientar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ampliar a oferta de testagens rápidas para o HIV.
Para realização da testagem para o HIV, basta ir a qualquer UBS e solicitar o exame. O resultado é fornecido em menos de 30 minutos.
“Os atendimentos realizados para a identificação de pessoas com a imunodeficiência são de extrema importância para que elas recebam o tratamento e possam ter a expectativa de vida semelhante a de pessoas que não são portadoras da infecção, e também para a notificação de novos casos e o controle desses números”, explicou Laysa.
O dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra ao HIV e a Aids, marca o início da campanha “Dezembro Vermelho”, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global, bem como incentivar as pessoas infectadas pelo vírus a buscarem tratamento e quebrar estigmas.
O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico do indivíduo e enfraquece a capacidade do corpo de combater infecções e outras doenças. Quando não tratado, ele evolui para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, popularmente conhecida como Aids, estágio mais avançado da infecção e que ataca todo o sistema imunológico.
Quando tratada, a pessoa infectada alcança a carga viral indetectável e o vírus passa a ser intransmissível. O uso contínuo e adequado dos medicamentos antirretrovirais faz com que os níveis virais diminuam e, em poucos meses, se tornem indetectáveis, permitindo a recuperação do sistema imunológico.
Em Mato Grosso, segundo o Sistema de Informações e Agravos de Notificações (SINAN), foram registrados 1.165 novos casos de HIV em 2023 e 811 casos de janeiro a outubro deste ano. Em relação à Aids, foram notificados 2.008 casos em 2023 e 316 casos da doença no período de janeiro a outubro deste ano.
É válido destacar que a infecção pode ser transmitida através de relações sexuais sem proteção e pela transmissão vertical, quando ocorre a passagem do HIV da mãe para o filho(a).
Notícias dos Poderes
Mato Grosso registrou 39 mortes por dengue em 2024; 11º estado com mais óbitos
Conforme o Painel do Ministério da Saúde, 91,18% dos casos graves registrados até agora evoluíram para óbito
23 de Dezembro de 2024 as 08h41Central Estadual de Transplantes realiza captação de órgãos em Cuiabá e beneficia cinco pacientes de três estados
O procedimento realizado na noite desse sábado possibilitou a doação de um fígado, dois rins e duas córneas
23 de Dezembro de 2024 as 07h00Governo de MT deve convocar aprovados do concurso da SES em janeiro
Informação foi dada pelo secretário Gilberto Figueiredo ao deputado estadual Lúdio Cabral (PT)
17 de Dezembro de 2024 as 14h57Sala de acolhimento do Hospital Regional de Sinop atendeu 38 mulheres vítimas de violência
Atendimentos ocorreram na Sala Lilás, que conta com profissionais capacitados para realizar o acolhimento das vítimas
17 de Dezembro de 2024 as 10h20Instituto Butantan pede à Anvisa registro da sua vacina contra a dengue, 1ª do mundo em dose única
Vacina é a primeira no mundo de dose única contra a doença. Neste ano, Brasil teve quase 6 milhões de casos confirmados da doença
17 de Dezembro de 2024 as 07h30Juiz concede medicamento mais caro do mundo para bebê de Mato Grosso
Liminar garante ao pequeno Caê o direito de ser medicado com Zolgensma
13 de Dezembro de 2024 as 14h51Patologistas apontam cuidados com pele e lábios com a chegada do verão
10 de Dezembro de 2024 as 14h31SES orienta a população sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de pele
Em Mato Grosso, nos últimos quatro anos, foram diagnosticados 1.543 casos da doença. Destes, 351 são do período de janeiro a agosto de 2024
08 de Dezembro de 2024 as 14h06