Pesquisa e inovação
Chegada da Embrapa à Baixada Cuiabana é classificada como marco histórico por líderes de Mato Grosso
A Embrapa da Baixada Cuiabana atuará no desenvolvimento de pesquisas, validação e transferência de tecnologia voltadas para uma região com características desafiadoras para a agropecuária
Geral | 12 de Março de 2025 as 19h 21min
Fonte: Assessoria

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, classificou a chegada da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Baixada Cuiabana como um marco histórico para Mato Grosso. A obra foi lançada no sábado (08/03) pelo ministro da Agricultura e Pecuária e senador licenciado, Carlos Fávaro (PSD).
O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou a importância da iniciativa do ministro Carlos Fávaro, que trabalhou junto ao Governo Federal para trazer a unidade da Embrapa para a Baixada Cuiabana. O objetivo é que a Umipi atue no desenvolvimento de pesquisas, validação e transferência de tecnologia voltadas para a região.
“Fávaro, fico feliz de ver sua iniciativa de trazer para nós, aqui na Baixada Cuiabana, esse centro de pesquisa. Estou muito feliz, realmente, por essa data e por esse marco de hoje, que o senhor está trazendo para nós, essa oportunidade para a Baixada, que não sabíamos como encontrar uma forma correta de fazer o produtor produzir aqui. Então, estou feliz, grato e agradeço muito o que o senhor tem feito por Mato Grosso. O senhor (ministro Fávaro) está fazendo a diferença. Obrigado de coração, o senhor tem um companheiro, um amigo na Federação. Conte conosco”, afirmou Vilmondes Tomain.
Quem também enalteceu o trabalho do ministro Carlos Fávaro foi o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT), Divino Martins. Ele destacou a importância da Embrapa da Baixada Cuiabana para a agricultura familiar.
“Se há alguém que defende a nossa agricultura familiar no estado de Mato Grosso, como ministro, e que está fazendo a diferença nesta gestão, seja como senador ou agora como ministro, é Carlos Fávaro. Parabéns, ministro. O senhor está fazendo a diferença neste imenso país, em especial em Mato Grosso. Leve essa mensagem ao Lula, que estamos muito felizes e que mais coisas iremos construir juntos. Muitos projetos estão chegando a Mato Grosso por meio do ministro Fávaro e da nossa federação dos trabalhadores na agricultura. E o objetivo é um só: atender o pedido do nosso povo, melhorar a qualidade da sua produção e levar essa produção para o mercado”, destacou Divino Martins.
Embrapa da Baixada Cuiabana
Uma das grandes conquistas para a região, a sede da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Baixada Cuiabana será construída em uma área no município de Nossa Senhora do Livramento.
Instalada na área da União, onde funcionou a estação experimental de piscicultura da Empaer, a Embrapa da Baixada Cuiabana atuará no desenvolvimento de pesquisas, validação e transferência de tecnologia voltadas para uma região com características desafiadoras para a agropecuária, como as condições de solo, a baixa altitude e as altas temperaturas durante todo o ano.
Levando em consideração a vocação da região, o foco será em atividades como fruticultura, mandiocultura, piscicultura e horticultura, além de sistemas produtivos agroflorestais e a integração lavoura-pecuária-floresta.
A Unidade Mista consiste em um modelo de atuação no qual há cooperação entre instituições por meio do compartilhamento de infraestrutura, recursos humanos e financeiros. Já foram firmados protocolos de intenções com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para atuação no espaço.
Notícias dos Poderes
ANTT autoriza desapropriação de 115 mil m² às margens da BR-163
Permissão é para construção de um grande viaduto na junção com a MT-438 que dá acesso a Vera
27 de Março de 2025 as 17h24Governo de MT assina decreto que estabelece período proibitivo de uso do fogo
A norma também dispõe sobre situação de emergência e constitui a sala de situação central em Mato Grosso
27 de Março de 2025 as 17h04Dirigentes da CDL Sinop participam de reunião com o governador
27 de Março de 2025 as 15h18Mulher que pichou estátua pede perdão e diz que agiu no calor do momento
27 de Março de 2025 as 14h11Anvisa interdita linha de cremes dentais da Colgate após lesões bucais em consumidores
O órgão, a depender da avaliação, pode determinar a suspensão da fabricação e venda do produto
27 de Março de 2025 as 14h01Mulher foge de hospital em BH após colocar silicone e fazer lipo
Paciente ainda estava com acesso venoso quando fugiu do local
27 de Março de 2025 as 13h53Governo de MT destina R$ 125 milhões para combater incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2025
Valor representa um aumento de mais de 68% no investimento para combate aos crimes ambientais
27 de Março de 2025 as 12h47Megaoperação da Polícia Civil cumpre 120 mandados contra criminosos que movimentaram R$ 60 milhões em furtos de módulos de caminhões
Investigações da Derf de Cuiabá identificaram um grupo criminoso estruturado com atuação em outros quatro estados do País
27 de Março de 2025 as 11h55