Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 31 de Julho de 2025

Menu

Previdência social

Chegada de 33 novos peritos médicos dobra capacidade da perícia do INSS em MT

Os novos servidores integram a primeira leva de nomeações do concurso público realizado em fevereiro, após 15 anos sem contratações.

Geral | 31 de Julho de 2025 as 06h 40min
Fonte: PNB Online

Foto: Divulgação

Mato Grosso vai receber 33 novos peritos médicos federais para atuar nas Agências da Previdência Social, dobrando a atual capacidade de atendimento no estado, que hoje conta com 33 profissionais. A medida busca reduzir a fila de espera por perícias e agilizar o atendimento aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os novos servidores integram a primeira leva de nomeações do concurso público realizado em fevereiro, após 15 anos sem contratações. Ao todo, 250 peritos foram nomeados nesta quarta-feira (30), conforme publicação no Diário Oficial da União. Na Região Centro-Oeste, serão 74 novos profissionais, um aumento de 28% na força de trabalho.

Em Mato Grosso, 13 municípios receberão os novos peritos: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a distribuição das vagas levou em conta o tempo médio de espera por uma perícia médica e a localização estratégica das agências. A expectativa é de que os profissionais comecem a atuar ainda em agosto, após a apresentação dos documentos e a posse.

O ministro Wolney Queiroz afirmou que a chegada dos novos peritos representa uma mudança significativa no quadro da perícia médica, especialmente nas regiões mais carentes. “Eles irão trabalhar onde a espera é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento na ponta aos nossos segurados”, declarou.

O concurso foi organizado pelo Cebraspe e contou com quase 14 mil inscritos.

 

✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.