Caso Zampieri
CNJ abre processo contra juiz que confiscou celular de advogado assassinado em Cuiabá
Ministro considerou suspeitas condutas do magistrado na condução do caso que investigou a morte do Jurista, morto a tiros em 2023 e, Cuiabá
Geral | 11 de Dezembro de 2024 as 17h 40min
Fonte: Unica News
Por unanimidade, o pleno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu abrir um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o juiz mato-grossense Wladymir Perri, ex-titular da 12ª Vara Criminal de Cuiabá, por uma suposta infração disciplinar cometida por ele em meados de junho deste ano, época em que conduzia o inquérito sobre a morte do advogado Roberto Zampieri (56).
A decisão foi proferida durante a sessão ordinária desta terça-feira (10). Os conselheiros seguiram o voto do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques.
Inicialmente, Perri foi alvo de uma reclamação disciplinar em 21 de julho deste ano por uma suposta conduta temerária na condução do processo que investigou o assassinato do jurista, morto com 10 tiros em frente ao seu escritório no dia 5 de dezembro de 2023, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.
Em seu voto, Campbell Marques destacou que, “no âmbito da Corregedoria, é fundamental assegurar que os magistrados cumpram seus deveres funcionais e que o Judiciário opere de maneira transparente e eficiente”.
Ao analisar os documentos do processo, o ministro disse que haviam indícios de desvio funcional nas condutas do magistrado, detalhando a sequência dos fatos que levaram à abertura do processo.
Entre as irregularidades cometidas por Wladymir Perri, o relator relembrou o fato do magistrado ter "confiscado" o celular de Roberto Zampieri e negado às partes o acesso ao material, além de violar lacres de envelopes do processo sem o acompanhamento da defesa.
O corregedor considerou que as atitudes do magistrado foram graves e por isso merecem apuração, apontando ainda a existência de “indícios de quebra de custódia de provas”.
Entretanto, em sua defesa, Perri teria afirmado que recolheu as provas a fim de resguardar a identidade da vítima.
Notícias dos Poderes
Justiça manda diplomar prefeito eleito, mas mantém investigação de caixa 2
Aliado de Alei foi preso com R$ 300 mil em caminhonete
11 de Dezembro de 2024 as 19h17Sérgio Ricardo rebate críticas sobre aprovação de contas da Prefeitura de Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h33Lula fará novo procedimento nesta quinta para bloquear fluxo de sangue no crânio
Segundo boletim médico, segunda cirurgia, que é pouco invasiva, é complementar à intervenção feita na terça
11 de Dezembro de 2024 as 17h26TCE-MT aponta irregularidades em contratação da SES-MT e aplica multa ao secretário estadual de saúde
Pelas irregularidades no processo licitatório, o secretário foi multado em quase R$ 1,5 mil
11 de Dezembro de 2024 as 16h40Empresários reclamam e CDL cobra Energisa por problemas no fornecimento de Energia em Sinop
11 de Dezembro de 2024 as 16h29Lançado Edital para realização do Concurso Público da Prefeitura de Sinop
Ao todo, serão 48 cargos e cerca de 600 vagas que suprirão as necessidades das secretarias que compõem a Administração Pública Municipal (Edital 001/2024), além de outras 04 específicas para a Procuradoria Jurídica
11 de Dezembro de 2024 as 16h26