Grande angular
CNJ aponta envolvimento da empresa Fource em esquema de venda de decisões
Diálogos entre advogado assassinado no Mato Grosso e empresário de Brasília envolvem a Fource, que atua em consultoria empresarial
Geral | 26 de Outubro de 2024 as 11h 44min
Fonte: Metrópoles

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou envolvimento do grupo econômico Fource no esquema de venda de decisões judiciais de gabinete do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revelado a partir de conversas do celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023, em Cuiabá (MT).
A coluna Grande Angular teve acesso à documentação do CNJ. Em um dos diálogos, Zampieri pediu ao empresário Andreson Gonçalves “o documento do Haroldo”. Segundo as investigações, trata-se de Haroldo Augusto Filho, sócio da empresa Fource Mineração LTDA., juntamento com Valdoir Slapak. Os dois também são do grupo econômico Fource.
Na ocasião, Andreson enviou duas minutas de decisões relacionadas a processos de relatoria da ministra do STJ Nancy Andrighi. O diálogo ocorreu em 10 de agosto de 2023, mas as decisões só foram efetivamente proferidas em 25 de agosto e 4 de setembro.
No dia 31 de julho de 2024, o então corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, encaminhou todo o material para o Ministério Público Federal (MPF) conduzir as investigações em primeira instância, já que envolve pessoas sem foro.
Os diálogos explosivos do celular de Zamperi foram recuperados após o corregedor nacional de Justiça determinar à 12ª Vara Criminal de Cuiabá a cópia integral do material apreendido e que tinha sido confiscado pelo juiz Wladymir Perri, que responde a uma reclamação disciplinar.
Celular confiscado
O magistrado confiscou o aparelho celular do advogado assassinado, negou acesso às partes e deslacrou envelopes físicos, sem acompanhamento do Ministério Público ou defesa.
Os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), foram afastados do cargo pelo CNJ, em agosto deste ano. Em uma das conversas citadas pelo CNJ no material encaminhado ao MPF, Zampieri diz a Sebastião que conversou com o “rapaz de Brasília” e que não havia nenhum procedimento contra o desembargador no STJ nem no CNJ.
A ministra do STJ Nancy Andrighi afirmou à coluna que acompanha “com perplexidade as denúncias” e que colocou seu gabinete “à disposição para contribuir na elucidação dos fatos”.
Outro lado
Em nota enviada à coluna, os sócios da Fource afirmam que “repudiam avaliações precipitadas com base em mensagens descontextualizadas e atribuídas a terceiros”.
Eles dizem que “nunca tiveram quaisquer negócios com o senhor Andreson Gonçalves assim como nunca contrataram os serviços do advogado Roberto Zampieri para assuntos relacionados ao STJ”.
“Confio que a apuração realizada pelo Superior Tribunal de Justiça e as investigações das demais autoridades policiais servirão para esclarecer em definitivo o assunto e punir de forma exemplar os envolvidos”, afirmou.
“Por fim, afirmam que sempre atuaram dentro da mais absoluta lisura e transparência, colocando-se desde já à inteira disposição da Justiça para o mais célere esclarecimento”, acrescenta o comunicado.
Notícias dos Poderes
Homem morre atropelado por moto enquanto tentava entrar em carro, em Sinop
25 de Abril de 2025 as 17h42Projeto contempla 300 unidades estaduais em 2025
Governo irá investir R$ 3 milhões no projeto desenvolvido pela Seduc e Seaf neste ano
25 de Abril de 2025 as 16h51Inpasa abre mais de 30 vagas de emprego em várias áreas em MT, MS, MA e BA
25 de Abril de 2025 as 16h49Primeiro ataque fatal de onça no Brasil em duas décadas mostra como a imprudência pode colocar o ser humano em risco
Animal de 90 quilos que supostamente matou e comeu partes do zelador Jorge Avalo foi capturada nesta quinta-feira
25 de Abril de 2025 as 10h12Carros se envolvem em colisão na BR-163 em Sinop
Não houve registro de feridos
25 de Abril de 2025 as 09h52Grupo diz que investiu R$ 2,8 milhões e acusa chef de estelionato
Advogados e empresários dizem que foram atraídos por oferta de sociedade no restaurante Brasido
25 de Abril de 2025 as 07h52Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor de Mello
Ex-presidente foi condenado por esquema de corrupção na BR Distribuidora
24 de Abril de 2025 as 21h37