Expansão urbana
Condomínio urbano com o maior lago ornamental do Brasil fica em Sinop
Inaugurado esta semana, o empreendimento tem um lago ornamental de destaque nacional
Geral | 13 de Setembro de 2025 as 18h 19min
Fonte: Redação

No Estado conhecido pelos rios e pela abundância de recursos hídricos, residências de luxo em plena área urbana são erguidas à beira d’água. Lagos ornamentais em condomínios de alto padrão não são exatamente uma novidade. Mas nenhum residencial do Brasil tem um tão grande quanto o empreendimento recém inaugurado em Sinop.
Sinop é a 4ª maior cidade de Mato Grosso. Fica na transição do Cerrado para o bioma Amazônico. Município jovem, que completa 51 anos nesta semana, se tornou símbolo de prosperidade e desenvolvimento. Nas últimas duas décadas, a cidade cresceu, recebeu o conforto dos grandes centros e estabeleceu novos parâmetros de qualidade de vida. Um exemplo é ter um lago ornamental gigante dentro de um condomínio fechado, a apenas 3,5 km do shopping da cidade.
Com uma área de 7.580 metros quadrados, o lago ornamental do Condomínio Tuim é atualmente o maior do país. Nas margens, pedras naturais e plantas compõem a paisagem. No seu interior, carpas coloridas podem ser vistas através da água cristalina.
Nas áreas próximas ao lago ornamental estão localizadas as principais estruturas de uso comum do condomínio. Academia equipada com tecnologia italiana, quadras de tênis, futebol e beach tênis, além de playground – tudo projetado para oferecer lazer e bem-estar em um ambiente de alto padrão. Destaque também para a “Ilha”, que reúne espaços gourmet e um restaurante com vista privilegiada para o lago ornamental.
O Tuim foi lançado no ano de 2022. Na época, a Loteadora Bussolaro Empreendimentos, responsável pelo projeto, fez uma campanha publicitária provocativa. O slogan era: “Não compre terreno agora. O padrão de condomínio em Sinop vai subir”. A promessa era ousada. Sinop já demonstrava maturidade no mercado imobiliário com empreendimentos de alto padrão. Agora, o Tuim se diferencia ao apresentar um conceito único, que combina natureza, lazer e sofisticação em torno do maior lago ornamental do país.
“É um condomínio singular em sua proposta. Acredito que o Tuim e o shopping sejam as grandes alavancas que irão impulsionar toda essa área da cidade”, comenta Rafael Bussolaro, CEO da Loteadora Bussolaro Empreendimentos.

Para alcançar o padrão pretendido, o condomínio foi enxertado com grifes. O lago ornamental que se destaca pela dimensão foi executado pela Genesis Ecossistemas – a mesma empresa que fez o lago ornamental na casa do Neymar Jr. Para o campo de gramado sintético, a fornecedora foi a mesma que atende o Allianz Parque, do Palmeiras. O “luxo” esteve presente desde a concepção, quando Carlos Ferreirinha, referência em mercados prime, foi chamado para dar consultoria no projeto do Tuim. Projeto que foi elaborado pela renomada arquiteta Catia Matsubara.
O “novo padrão” de condomínio de luxo em Sinop foi entregue na segunda semana de setembro. São 336 lotes, poucos com residências prontas e outros com construção em andamento. No seu entorno, outros empreendimentos, com novas propostas, já foram lançados e novos projetos estão em fase de desenvolvimento. Cada um propondo um “novo padrão”, erguendo cada vez mais a régua da construção civil no Norte de Mato Grosso.
Notícias dos Poderes
PF prende ex-presidente do INSS em nova operação contra fraudes
Megaoperação mira esquema de descontos não autorizados em benefícios sociais, cumprindo 73 mandados em 15 estados e no DF
13 de Novembro de 2025 as 07h56PF suspeita que lobista forjou piora na saúde com greve de fome
Andreson Gonçalves foi transferido para um presídio em Brasília na tarde desta terça-feira (12)
13 de Novembro de 2025 as 07h33Menina de 4 anos é encontrada morta dentro de casa em Rondonópolis
Perícia não encontrou sinais de violência e apura hipótese de morte natural
13 de Novembro de 2025 as 06h40Homem leva choque em telhado de loja em MT
Vítima foi socorrida pelos bombeiros
13 de Novembro de 2025 as 06h25Italianos são investigados por pagar mais de R$ 600 mil para matar civis em 'safáris humanos' durante a Guerra da Bósnia; entenda
Turistas teriam desembolsado para participar de caçadas a pessoas em Sarajevo nos anos 1990
12 de Novembro de 2025 as 18h12O que Sinop mostrou para os argentinos?
Delegação com produtores rurais do país vizinho veio conhecer o agronegócio de Mato Grosso
12 de Novembro de 2025 as 16h30TCE investiga suspeita de desvio em emenda de Fávaro para cidade de MT
Fiscalização segue determinação do ministro Flávio Dino; Conselheiro cita
12 de Novembro de 2025 as 16h32Saiba como se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil no seu celular
A iniciativa é essencial para reforçar a segurança e a prevenção da população em situações de risco
12 de Novembro de 2025 as 15h52