Fortalecimento Institucional
Conexão entre tecnologia e agro chega em Cláudia e Sinop com Circuito Aprosoja MT
Evento percorre todos os núcleos da entidade com atualizações da entidade e palestra de Sérgio Sacani
Geral | 20 de Maio de 2025 as 09h 29min
Fonte: Bruna Lima Brito Damasceno - Aprosoja

O Circuito da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) passou nesta segunda-feira (19.05), por mais dois núcleos da região norte, pela manhã na cidade de Cláudia, e à noite em Sinop. Nos eventos, a diretoria da Aprosoja MT apresentou trabalhos realizados pela entidade, ouviu os produtores locais e promoveu mais uma palestra de Sérgio Sacani, geofísico e divulgador científico, com informações que conectam tecnologia e agro.
O vice-presidente Norte da Aprosoja MT, Ilson Redivo, ressaltou a relevância de reunir os produtores da região para dialogar sobre os rumos da atividade agrícola e fortalecer a representatividade do setor.
“O Circuito Aprosoja é o momento em que a entidade faz uma prestação de contas dos trabalhos que realiza durante o ano e vem colher sugestões dos produtores para o que será realizado nos próximos. Além disso, traz um palestrante de alto nível com informações relevantes para o setor e mostra o quanto é importante a inteligência artificial sendo aplicada na agricultura, o quanto ela contribui para o aumento da produção e produtividade”, disse o vice-presidente que ressaltou ainda o potencial produtivo e de crescimento do estado.
“O nosso estado saiu há 40 anos de uma produtividade média de 30 sacas por hectare, e hoje nós chegamos a 66 sacas por hectare, graças à utilização das tecnologias na agricultura. Então, acho que a tecnologia com a determinação e garra do produtor vem transformando o Estado do Mato Grosso no celeiro do mundo”, enfatizou.
A delegada coordenadora do núcleo de Cláudia, Ana Claudia Canezin, destacou a importância do Circuito para aproximar a diretoria da Aprosoja MT e os produtores locais.
“O Circuito Aprosoja é um ótimo momento para fazer com que a diretoria esteja junto dos produtores rurais e fazer com que os produtores vejam um pouco das ações que a Aprosoja MT traz para eles. E esse é um momento em que a diretoria tem para ver sua base e também a própria base ver a diretoria”, reforçou a delegada.
Em Cláudia e Sinop, os produtores ainda contaram com a participação do 4º Batalhão do Bombeiro Militar de Sinop falando sobre prevenção e combate aos incêndios e reforçando a parceria em defesa do meio ambiente e sustentabilidade.
À noite, foi a vez de Sinop receber o Circuito Aprosoja MT, que reuniu produtores locais e dos municípios agregados ao núcleo, além de estudantes universitários. O delegado coordenador do núcleo, João Marcos Rosa Bustamante, ressaltou o orgulho de sediar o evento.
“É uma satisfação muito grande a gente receber os produtores e os universitários do nosso núcleo aqui, com a casa cheia. Agradecemos à Aprosoja MT por trazer esse evento com uma palestra muito interessante e recebendo a diretoria da entidade”, pontuou o delgado coordenador.
O Circuito Aprosoja MT continua pela região norte e nesta terça-feira (20.05) passará pelos núcleos de Vera e Sorriso.
Notícias dos Poderes
Universitária de 20 anos morre 10 dias após cirurgia plástica em Cuiabá
15 de Julho de 2025 as 21h51Consumo global de carne deve aumentar 47,9 milhões de toneladas no próximos 10 anos
Em média, o consumo per capita anual deve crescer 0,9 kg por pessoa por ano, segundo relatório da OCDE-FAO
15 de Julho de 2025 as 17h42TJ indica quatro juízes para substituírem afastados por PAD
15 de Julho de 2025 as 15h43Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT
Os dados são de janeiro e junho e demonstram a crescente demanda pela prestação do serviço no Estado
15 de Julho de 2025 as 15h40Herói anônimo que cansou de esperar pelo IBAMA e salvou baleia em SC pode ser punido
Vídeo registra resgate de baleia-franca presa por três dias em rede de pesca em Palhoça (SC). Animal foi libertado com segurança após monitoramento
15 de Julho de 2025 as 15h30MT prevê receita de quase R$ 40 bi e renúncia fiscal de R$ 11 bilhões; servidores terão RGA de 4,56%
15 de Julho de 2025 as 14h57Requisitos para novas unidades de preservação ambiental em MT são questionados no STF
Argumento da PGR é de que regras do estado ofendem direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado
15 de Julho de 2025 as 12h20