Fraude nos consignados
Decreto da Assembleia Legislativa suspende atividades da Capital Consig em MT
Empresa é alvo de denúncias por descontar juros abusivos das contas de servidores estaduais
Geral | 07 de Julho de 2025 as 16h 36min
Fonte: Repórter MT

Um decreto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, publicado nesta segunda-feira (07), suspendeu as atividades da Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S.A em Mato Grosso. A empresa é alvo de diversas denúncias por aplicar taxas de juros excessivas e cláusulas abusivas em seus contratos, prejudicando milhares de servidores ativos e inativos, bem como pensionistas.
De acordo com o decreto, foram suspensos os efeitos do convênio, que foi firmado entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Capital Consig, em julho de 2022, e autorizava a empresa a realizar consignações em folha de pagamento dos servidores públicos estaduais para amortização de cartão de crédito consignado.
Após as diversas denúncias envolvendo os empréstimos consignados, a Seplag já havia suspendido as operações e descontos na folha de pagamento dos servidores estaduais praticados pela Capital Consig e outras instituições financeiras. No entanto, a empresa não foi impedida de efetuar os descontos consignados nas contas de mais de 12 mil servidores públicos.
Agora, com o decreto da ALMT, a suspensão total do convênio da Seplag com a empresa já entrou em vigor.
Conforme a justificativa do projeto do decreto, a medida tem o objetivo de proteger os servidores públicos de práticas fraudulentas, preservar os cofres públicos de repasses ilegais e garantir o cumprimento da legislação consumerista e financeira.
O projeto foi aprovado pela maioria dos deputados na última quarta-feira (02) e é de autoria dos deputados estaduais Wilson Santos (PSD), Max Russi (PSB) e Júlio Campos (União).
Notícias dos Poderes
De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
13 de Setembro de 2025 as 00h13Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12O início de tudo e a primeira década de Sinop
Nesse primeiro texto da série vamos abordar o passado antigo da região e os primeiros anos da nova cidade
13 de Setembro de 2025 as 00h11Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21