Rejeitou recurso
Desembargadora nega remédio de R$ 20 milhões a criança após mãe perder prazo
Geral | 15 de Abril de 2025 as 19h 12min
Fonte: Estadão Mato Grosso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) rejeitou o recurso de uma mãe que buscava obrigar o plano de saúde Unimed Norte de Mato Grosso a fornecer o medicamento Elevidys, medicamento para tratar distrofia muscular, para o filho. O medicamento custa em média R$ 20 milhões por dose. A decisão se deu por intempestividade — ou seja, porque o recurso foi apresentado fora do prazo legal. A decisão foi proferida pela desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, na última sexta-feira, 11 de abril.
A mãe havia ajuizado ação com pedido de tutela de urgência, negado pela Vara Única da Comarca de Cláudia. Contra essa negativa, ela não apresentou recurso no prazo de 15 dias, optando por um pedido de reconsideração. Após esse pedido ser indeferido, o agravo de instrumento só foi interposto em abril, quase dois meses após a primeira decisão.
A desembargadora destacou que o pedido de reconsideração não suspende nem interrompe o prazo para interposição de recurso. Por isso, o agravo foi considerado intempestivo e sequer foi analisado quanto ao conteúdo.
No recurso, a defesa alegava que o medicamento, destinado ao tratamento de atrofia muscular espinhal, já tem registro na Anvisa e cobertura obrigatória pelos planos de saúde, conforme a Lei dos Planos de Saúde e normas da Agência Nacional de Saúde (ANS). Também sustentava que a suspensão da cobertura de terapias gênicas pela ANS havia sido anulada por decisão judicial da 10ª Vara Federal Cível de São Paulo.
Apesar dos argumentos, o TJMT reafirmou que a perda do prazo impede a análise do mérito e encerrou a tramitação do recurso. A decisão será comunicada ao juízo de origem.
Notícias dos Poderes
Empresa de Sinop lança chip de internet móvel com cobertura nacional
Tecnologia compete com operadoras nacionais e promete personalização do serviço
13 de Setembro de 2025 as 18h37Idosos e pessoas com deficiência participam da 3ª edição do Banho Assistido na Praia do Cortado
13 de Setembro de 2025 as 18h32Show de Leo Santana no Festeja Sinop reúne multidão no Gigante do Norte
13 de Setembro de 2025 as 18h21Condomínio urbano com o maior lago ornamental do Brasil fica em Sinop
Inaugurado esta semana, o empreendimento tem um lago ornamental de destaque nacional
13 de Setembro de 2025 as 18h19De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
13 de Setembro de 2025 as 00h13Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12