Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 25 de Abril de 2025

Menu

Nova moradia

Elefanta de zoológico argentino inicia viagem rumo a santuário de elefantes em MT

Animal de mais de 1 tonelada iniciou jornada de mais de 2.600 Km em um caminhão adaptado até o Santuário de Elefantes de Chapada dos Guimarães

Geral | 16 de Abril de 2025 as 10h 25min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

Após um longo período de adaptação para transporte, a elefanta africana Pupy, de 36 anos, iniciou a viagem de 2.688 quilômetros rumo a cidade de Chapada dos Guimarães (65 Km de Cuiabá), onde será a mais nova moradora do Santuário dos Elefantes Brasil (SEB).

A viagem, que contará com várias paradas e deve durar aproximadamente uma semana, originalmente seria realizada no final de fevereiro deste ano. Porém, a equipe do Santuário de Elefantes de Chapada decidiu adiar a viagem, a fim de deixar o Pupy mais habituada à caixa em que seria transportada.

"Decidimos esperar até que ela demonstrasse total confiança no processo. Elefantes precisam se sentir seguros para entrar e permanecer na caixa voluntariamente", explicou Scott Blais, fundador do santuário.

A elefanta está sendo transportada em um contêiner com câmeras, para que as equipes possam monitorar seu comportamento durante o trajeto até Chapada dos Guimarães, cuja previsão de chegada está prevista para a próxima segunda-feira (21).

Nascida em 1989 no Parque Nacional Kruger, na divisa da África do Sul com Moçambique, Pupy foi trazida ainda jovem para a Argentina, no ano de 1993, onde passou a ser uma das atrações do Templo Hindu dos Elefantes, dentro do então Zoológico de Buenos Aires.

Lá, ela viveu por décadas em um espaço restrito e sem condições adequadas para expressar comportamentos naturais, junto com sua companheira de zoológico, Kuky, elefanta africana que também seria trazida para Mato Grosso, mas acabou morrendo em outubro de 2023.

Desde então, Pupy vivia sozinha no zoológico, que se tornou um ecoparque.

Todavia, na nova vida em Chapada dos Guimarães, a elefanta africana terá com um espaço amplo para viver e, conforme a equipe do Santuário de Elefantes, a partir de agora, Pupy “terá espaço, cuidados e a chance de redescobrir o que signica ser um elefante".

Além disso, terá a companhia de outras cinco elefantas, porém de origem asiática: Bambi, Raia, Maia, Guilhermina e Mara, que assim como a nova moradora do Santuário, também foi resgatada do Ecoparque de Buenos Aires.