Velho mundo
Em Bruxelas, Galvan critica perseguição ambiental à soja de Mato Grosso
Presidente da Aprosoja diz que Brasil não é mais colônia e que Europa precisa dar exemplo
Geral | 21 de Novembro de 2018 as 12h 13min
Fonte: Jamerson Miléski

Com um discurso áspero, o presidente da Aprosoja, Antônio Galvan questionou as políticas de preservação dos países europeus para defender a soja produzida em Mato Grosso. A explanação, com tom de desafio, foi realizada em um evento em Bruxelas, na capital da Bélgica, nesta segunda-feira (19). Galvan falou para uma plateia composta por comerciantes, industriários, políticos e ambientalistas da Europa, que integravam o workshop para discutir sobre a produção sustentável de soja no Brasil.
A fala começou com uma provocação. Galvan perguntou para plateia presente quem conhecia o Brasil, o Mato Grosso e a forma com que o Estado produz. “Será que podemos e precisamos discutir produção de soja responsável e sustentável no Brasil? Será que tem alguém no mundo que produz de forma mais sustentável que no Mato Grosso? Os números estão ai. Menos de 8% do território nacional ocupado por soja e 11% do território de Mato Grosso. Temos dois terços de nossas áreas preservadas. Tem algum país do mundo que tem essa preservação?”, desafiou Galvan.
O presidente da Aprosoja continuou indagando os motivos que fazem a soja do Brasil incomodar tanto a Europa. “Porque essa cruzada contra nós?”, questionou.
Para Galvan, alguns setores econômicos do velho continente foram contaminados por falso propagandismo ambientalista, a ponto de fazer com que a Europa cobrar o Brasil, mas sem olhar para seus próprios exemplos. “A Europa perde sua essência ao cuidar da perfumaria. Eu aprendi que educação vem de casa. O que vocês fazem na Europa que pode ser exemplo de preservação ambiental? Onde está a preservação dos rios de vocês? Ai falam um monte de asneiras sobre o Brasil e não fazem nada em sua casa. Eu pergunto: com que moral?”, criticou.
Galvan frisou que a soja produzida em Mato Grosso é sustentável e citou como exemplo o programa Soja Plus, que busca colocar todos os produtores rurais em conformidade com as legislações ambiental e trabalhista. Para o presidente da Aprosoja, isso deveria ser mais do que suficiente para agradar o exigente mercado consumidor. Para além disso, comentou Galvan, é tentativa de dominação. “Pedem desmatamento zero. Às custas de quem? Nós temos uma legislação ambiental rígida, que os produtores seguem a risca. O Brasil tem soberania e suas próprias leis. Não somos mais colônia. Se vocês acham que a preservação é importante, coloquem dinheiro no bolso e vão lá negociar. Porque conversa nós não vamos mais aceitar”, atacou Galvan.
O presidente da Aprosoja e outras lideranças seguem em missão na Europa até sexta-feira (23). Hoje, quarta-feira, a comitiva encerra a agenda em Bruxelas, com uma reunião do comitê formado Aprosoja, Abiove, Fefac e Fediol e IDH sobre o memorando de entendimento assinado por essas entidades sobre produção sustentável de soja.
Em Paris, na quinta (22), a comitiva se reunirá com a Associação Francesa de Alimentos Compostos, membro da Fefac. Já na sexta (23), em Berlim, haverá reunião com autoridades alemãs e com a Embaixada Brasileira no país.
Notícias dos Poderes
Assaltantes de banco em Brasnorte eram clientes da agência e usariam o dinheiro para pagar agiotas, diz polícia
Crime ocorreu no fim de julho, quando quatro homens armados com fuzis invadiram a agência bancária
22 de Agosto de 2025 as 11h57Tragédia na BR-163: colisão entre carro e caminhonete mata dois motoristas em Sorriso
Acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (22) e interditou totalmente a rodovia entre Lucas do Rio Verde e Sorriso.
22 de Agosto de 2025 as 10h54Proposta de Sinop é aprovada para Conferência Nacional e conquista 3 vagas de delegados
22 de Agosto de 2025 as 10h27TCE-MT dá 60 dias para Sejus corrigir falhas e apresentar relatórios sobre alimentação e saúde no sistema prisional
As decisões integram dois processos de monitoramento sob relatoria do conselheiro Guilherme Antonio Maluf
22 de Agosto de 2025 as 10h09Valor que juiz recebeu em propina representa 3,8% da receita do município onde atuava em MT
Relatório enviado pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal apontou que Ivan Lúcio Amarante recebeu R$ 6 milhões entre 2021 e 2024
22 de Agosto de 2025 as 10h06Boi 'fisiculturista': conheça o gado mais musculoso do mundo, que pode pesar mais de uma tonelada
Raça Belgian Blue impressiona pela musculatura dupla, resultado de mutação genética, e produz carne magra e valorizada no mercado gourmet
22 de Agosto de 2025 as 09h54Interdição/Fechamento Parcial de Via Urbana, no Município de Sinop – MT.
A medida é indispensável para a execução das obras de rede de água, esgoto, drenagem e pavimentação asfáltica na região, que têm como finalidade aprimorar a infraestrutura viária, assegurando maior fluidez e segurança ao tráfego.
22 de Agosto de 2025 as 06h30Nova Rota intensifica duplicação com obras durante a madrugada entre Sorriso e Sinop
Trabalhos vão ocorrer no contraturno, entre 19h e 3h, seguindo um cronograma para acelerar entregas
22 de Agosto de 2025 as 06h11