Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 13 de Setembro de 2025

Menu

Operadora da casa

Empresa de Sinop lança chip de internet móvel com cobertura nacional

Tecnologia compete com operadoras nacionais e promete personalização do serviço

Geral | 13 de Setembro de 2025 as 18h 37min
Fonte: Redação

Foto: Divulgação

O ano era 1981. O então prefeito nomeado de Sinop, Oswaldo de Paula, ao lado Uli Grabert, topógrafo que abriu a cidade, faz a primeira ligação de telefone no município. Ligam para a sede da Colonizadora, em Maringá. Nos 7 primeiros anos de Sinop, o telefone mais próximo ficava em Cuiabá, à 500km. Agora, 44 anos depois, uma empresa de Sinop coloca no mercado um chip de celular, oferecendo internet móvel com cobertura nacional, competindo com operadoras como Vivo, Claro e Tim. E o feito vem de um sinopense nascido nessa terra.

A inovação no segmento da comunicação digital é obra da Domina Net - uma empresa que presta serviços de internet. A Domina foi fundada em Sinop no ano de 2014 por Marcelo Donato, nascido no município. Segundo ele, há 2 anos a empresa vem trabalhando no processo de implantação de um serviço de internet móvel próprio. “A proposta era oferecer também uma solução móvel para os clientes que já atendemos com a internet fixa”, explica o empresário.

Para conseguir lançar seu próprio chip - que começou a ser comercializado em setembro de 2025 - a Domina Net firmou parcerias comerciais com outras operadoras, promovendo o compartilhamento da infraestrutura de dados. Dessa forma, a internet da empresa de Sinop conseguiu alcance nacional.

“A infraestrutura é a mesma utilizada pelas operadoras mais conhecidas do mercado. A diferença é que derrubamos a burocracia. As grandes não conseguem prestar um atendimento personalizado. Estão sempre muito distantes e blindadas. A diferença do nosso chip é que quando o usuário tiver algum problema, ele vai tratar com alguém real, que está na mesma fila do supermercado que ele”, ressalta Donato.

De resto, o chip da Domina Net é como de qualquer outra operadora. É possível fazer a portabilidade do número da Vivo, Claro ou outra para o chip sinopense. O prazo é o mesmo: 72 horas. A empresa tem “planos padrões” de 10, 20 e 40 gigabites de internet - mas tudo pode ser personalizado. “Além disso, nosso pacote de serviços é simples e direto, sem aqueles penduricalhos que a gente costuma ver por aí”, afirma Donato.

O plano de entrada é o de 10 Giga de internet. Funciona como um plano controle, com o pagamento a cada 30 dias. Quem é cliente fixo da Domina paga R$ 39,90 - mais barato que planos tradicionais, e ainda tem acesso a Instagram, Facebook e Whatsapp ilimitado. Quem não usa a internet fixa da Domina pode pegar o chip de entrada da empresa por R$ 59,90, com bônus de ter Whatsapp ilimitado. Também é possível ter um chip da Domina pré-pago, com um valor lançado que deve ser utilizado por um prazo de até 3 meses.

No plano de negócio da Domina, a projeção é de que 9 mil chips sejam comercializados em toda a região dentro de um ano. A aposta no preço inicial mais barato - se comparado com as grandes operadoras - e o serviço personalizado são as estratégias para difundir o serviço. “A experiência vai ser a mesma que as pessoas têm com internet fixa. Porque elas preferem um provedor de internet da cidade? Porque é mais fácil de acionar quando tem problema. O mesmo vai ser com o chip de telefonia móvel”, avalia Donato.

A tecnologia local de internet móvel foi anunciada pela Domina Net justamente na semana do aniversário de 51 anos de Sinop. Para Donato que nasceu na cidade e viveu nela por 35 anos, é uma satisfação ver o progresso que a cidade experimentou nessas décadas. “Das ruas de terra, da falta de energia, da dificuldade de comunicação para hoje, sabendo que tem uma empresa local para cuidar dessa nova necessidade, que é a internet móvel. Sinop merecia uma solução local e fico feliz em saber que fomos nós a trazê-la”, comentou o empresário.

Quem quiser embarcar no “chip sinopense” pode procurar a Domina Net. Por enquanto a venda é feita apenas na sede da empresa, mas a ideia é de que em breve esteja no comércio regional.