Pesquisa mineral
Empresas fazem 27 pedidos para explorar ‘Terras Raras’ em MT
Geral | 15 de Setembro de 2025 as 07h 56min
Fonte: Gazeta Digital

Terras Raras são alvo de 27 pedidos e autorizações para pesquisa mineral em Mato Grosso. Seis empresas - sendo duas com participação de investidores australianos - e 4 pessoas físicas apresentaram junto à Agência Nacional de Mineração (ANM) requerimentos para identificar e explorar no estado essa substância mineral composta por 17 elementos químicos.
Segundo a agência reguladora, as áreas visadas estão localizadas em 10 municípios: Cuiabá, Santo Antônio do Leverger, Itiquira, Alto Garças, Guiratinga, Rosário Oeste, Cocalinho, Santa Terezinha, Guarantã do Norte e Colniza. Presentes em turbinas eólicas, carros elétricos, celulares, satélites, equipamentos médicos e até em catalisadores de petróleo e automóveis, esses minerais são considerados essenciais para descarbonização da matriz energética e segurança tecnológica de diversas nações.
Apesar do nome, as Terras Raras não são escassas, mas seus minérios difíceis de extrair, já que aparecem em baixas concentrações e raramente em depósitos economicamente viáveis, explica o especialista em Recursos Minerais da ANM, Mathias Heider. Atualmente a China concentra quase toda a produção mundial, sobretudo no refino e na fabricação de superímãs, o que torna o mercado altamente dependente de um único fornecedor. Mas, o Brasil tem condições de mudar esse cenário, avalia Heider.
“Com o surgimento das potencialidades de Terras Raras nas argilas iônicas, o país tem tudo para conquistar protagonismo mundial, associado às questões geopolíticas da disputa entre China e Estados Unidos (EUA)”, afirma.
Para avançar, no entanto, será preciso ampliar investimentos em pesquisa geológica, desenvolvimento de tecnologias de extração e reaproveitamento de rejeitos, além de consolidar uma política nacional para minerais críticos e indispensáveis. A ANM destaca que o licenciamento ambiental e a avaliação técnica (RFPs) são etapas básicas para viabilizar novos projetos, o que ainda não ocorre em estados como Mato Grosso. As Terras Raras são essenciais por seu valor econômico, impacto na geração de empregos e pela possibilidade de adensar a cadeia produtiva brasileira, indo além da exportação de minérios, pondera o representante da ANM.
“O Brasil tem uma janela de oportunidade para desenvolver uma indústria robusta, dominando desde a mineração até a produção de ligas e componentes de alta tecnologia”, reforça.
Notícias dos Poderes
Menina de 4 anos é encontrada morta dentro de casa em Rondonópolis
Perícia não encontrou sinais de violência e apura hipótese de morte natural
13 de Novembro de 2025 as 06h40Homem leva choque em telhado de loja em MT
Vítima foi socorrida pelos bombeiros
13 de Novembro de 2025 as 06h25Italianos são investigados por pagar mais de R$ 600 mil para matar civis em 'safáris humanos' durante a Guerra da Bósnia; entenda
Turistas teriam desembolsado para participar de caçadas a pessoas em Sarajevo nos anos 1990
12 de Novembro de 2025 as 18h12O que Sinop mostrou para os argentinos?
Delegação com produtores rurais do país vizinho veio conhecer o agronegócio de Mato Grosso
12 de Novembro de 2025 as 16h30TCE investiga suspeita de desvio em emenda de Fávaro para cidade de MT
Fiscalização segue determinação do ministro Flávio Dino; Conselheiro cita
12 de Novembro de 2025 as 16h32Saiba como se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil no seu celular
A iniciativa é essencial para reforçar a segurança e a prevenção da população em situações de risco
12 de Novembro de 2025 as 15h52