Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 01 de Agosto de 2025

Menu

Mais energia

Energisa vai instalar nova subestação em Sinop

Estrutura visa atender demanda por energia elétrica no eixo aeroporto

Geral | 31 de Julho de 2025 as 17h 40min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: ANEEL

Uma nova subestação de energia elétrica será instalada pela Energisa – concessionária do serviço em Mato Grosso – no município de Sinop. Na última semana a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), publicou a resolução autorizativa 16.309, declarando a área destinada à subestação como de utilidade pública. Tal dispositivo autoriza a desapropriação do imóvel para a instalação da nova unidade.

A área em questão fica no Jardim Europa. O imóvel de 14,5 mil metros quadrados está situado de frente para a Rua Itália. É uma faixa de terra que ainda não foi urbanizada.

Ao GC Notícias a Energisa informou que a construção da subestação de distribuição faz parte do investimento bilionário da concessionária em 2025. “O local foi escolhido estrategicamente, entre duas subestações existentes na cidade, e irá propiciar equilíbrio entre as cargas e garantir a qualidade da energia da região”, informou por nota a assessoria de comunicação da concessionária.

A nova subestação tende a atender um eixo da cidade de Sinop que está em plena expansão. Por isso o projeto se chama “Sinop Aeroporto” – embora esteja a mais de 8 km de distância do aeroporto de fato.

De acordo com o processo aprovado pela ANEEL, a nova subestação terá tensões nominais de operação de 138/34,5/13,8 kV, com capacidade instalada de transformação de 3 x 30 MVA e contará com 5 entradas de linha de distribuição. Traduzindo: a unidade terá capacidade para atender mais de 100 mil consumidores, com potência de até 120 MW.

A obra de Sinop está no bilionário plano de investimento da Energisa para 2025. A concessionária anuncia um aporte de R$ 1,6 bilhão na melhoria da infraestrutura do sistema de distribuição. Nessa conta estão 5 novas subestações em Mato Grosso, além de 30 ampliações de capacidade em outras subestações. A promessa é um aumento na ordem de 26% na capacidade de distribuição de energia no estado.


Local onde a nova subestação será instalada