Tecnologia e ciência
Especialista em satélites de MT será destaque em podcast nacional
Geral | 22 de Julho de 2025 as 16h 09min
Fonte: Assessoria

O professor doutor em sensoriamento remoto orbital avançado e CEO da SpectraX, Carlos Silva Junior, é o convidado especial do RedCast, um dos principais podcasts nacionais, para falar sobre ciência e tecnologia. O episódio vai ao ar nesta quarta-feira (23), às 19h (horário de Mato Grosso). O canal conta com mais de 330 mil inscritos no YouTube e 119 mil seguidores no Instagram.
Carlos ganhou projeção nacional após publicar um vídeo nas redes sociais que viralizou, ultrapassando a marca de 350 mil visualizações. No conteúdo, ele desmistifica os supostos impactos de um eventual corte do sinal GPS pelos Estados Unidos, tema que será aprofundado durante o episódio do RedCast.
“Precisamos, antes de tudo, manter a calma. O sinal civil do GPS é utilizado globalmente, inclusive por países que têm atritos com os EUA, como China e Irã. Tecnicamente, é possível embaralhar sinais em zonas de guerra, mas nunca na história o GPS foi cortado por razões políticas. Isso afetaria até empresas americanas e a confiança mundial no sistema", explicou Carlos.
O pesquisador também destacou que o Brasil já opera com múltiplos sistemas de navegação por satélite, como o GLONASS (Rússia), o Galileo (União Europeia) e o Beidou (China), este último em funcionamento desde 2020.
“Celulares modernos, tratores e embarcações já captam múltiplos sinais de sistemas GNSS. Um exemplo é o iPhone 12, que já opera com GLONASS e Galileo há bastante tempo”, completou.
Para Carlos Silva Junior, o maior desafio enfrentado hoje não é tecnológico, mas a desinformação. “Se o GPS desaparecesse amanhã, causaria transtornos, claro. Mas o país não pararia. O verdadeiro problema é a desinformação, que tenta apagar a ciência e o bom senso. Isso nos obriga a refletir: o Brasil precisa de um sistema próprio. Precisamos buscar soberania tecnológica.”
Onde: Plataforma YouTube – Canal RedCast
https://www.youtube.com/@RedCastOficial.
Horário: Às 19h (horário de Mato Grosso)
Notícias dos Poderes
De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
13 de Setembro de 2025 as 00h13Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12O início de tudo e a primeira década de Sinop
Nesse primeiro texto da série vamos abordar o passado antigo da região e os primeiros anos da nova cidade
13 de Setembro de 2025 as 00h11Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21