Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Domingo 12 de Outubro de 2025

Menu

Susto

Família com três crianças é resgatada após orcas afundarem veleiro no litoral de Portugal

Ataques do tipo estão ficando cada vez mais frequentes na costa portuguesa

Geral | 12 de Outubro de 2025 as 16h 41min
Fonte: Extra Globo

Um casal e os seus três filhos pequenos foram resgatados na noite de sexta-feira (10/10) após o veleiro em que estavam ter sido afundado num ataque de orcas a cerca de 88 quilômetros a sudeste de Peniche (Portugal).

Um helicóptero da Força Aérea Portuguesa foi mobilizado para retirar os sobreviventes de um barco de pesca que os tinha resgatado depois de o veleiro ir a pique.

Três crianças, de 8, 10 e 12 anos, estavam a bordo do iate de 11 metros de comprimento, de bandeira francesa, conhecido localmente como Ti'fare, com a mãe e o pai.

Um barco de pesca de Peniche, chamado Silmar, respondeu ao alerta enquanto os militares eram mobilizados.

"O veleiro, que transportava um casal e os seus três filhos, foi atacado por um grupo de orcas, que danificaram a embarcação, fazendo com que esta se afundasse. Após o incidente, as cinco pessoas abandonaram a embarcação utilizando uma balsa salva-vidas e foram posteriormente resgatadas por um barco de pesca que se encontrava nas proximidades", informou um porta-voz da Força Aérea Portuguesa.

A família havia zarpado da cidade de Lorient (Bretanha, França), em 29 de setembro, parando em La Coruña (Galícia, Espanha) e no Porto (Portugal), antes de seguir para o sul da cost lusitana.

Os estrangeiros estão recebendo apoio de funcionários consulares franceses após receber alta do hospital.

Os casos de ataques de orcas na costa portuguesa estão ficando cada vez mais comuns. Em setembro, um grupo delas afundou um veleiro que navegava pela costa de Caparica, em Almada, perto de Lisboa (Portugal). O barco estava numa viagem de observação de golfinhos quando tripulantes notaram "movimentos erráticos" no veleiro. Ao se aproximar, ele perceberam que se tratava de um grupo de ao menos quatro orcas, que começaram a golpear o casco, a cerca de 9 quilômetros da costa. Os tripulantes foram salvos por embarcações que estavam nas proximidades, de acordo com o "SIC Notícias".

Alguns especialistas afirmam que o comportamento das orcas surge associado à brincadeira ou à socialização.