Clima nem tão bom
Frente fria deve provocar tempestades em Mato Grosso
Veja orientações da Energisa em casos de tempestades
Geral | 04 de Abril de 2025 as 09h 56min
Fonte: Assessoria

Uma frente fria deve favorecer a chegada de chuvas, ventos fortes e queda de temperatura em Mato Grosso. A Defesa Civil emitiu um alerta de perigo para tempestades nos próximos dias em Mato Grosso. Segundo o órgão o acumulado de chuva pode chegar até 30 mm/h os ventos podem chegar a 60 km/h, com riscos de queda de galhos de árvores e descargas atmosféricas.
De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa, a partir do final de semana, a atuação de uma massa de ar frio deve deixar as temperaturas em declínio, especialmente na regional Cáceres e sul de Tangará.
“A influência da frente fria atuar no Mato Grosso já nesta sexta-feira, dia 04. Neste dia, as temperaturas ficarão mais elevadas e com tempo mais abafado. No sábado e domingo as chuvas devem vir de forma mais espaças e as temperaturas devem apresentar ligeiro declínio. Com isso, as mínimas em Cuiabá devem ficar em torno de 22 a 23 graus e as máximas não devem ultrapassam 28 a 29 graus”, explicou.
A Energisa está tomando medidas preventivas e orientando os clientes a se prepararem para possíveis impactos no serviço durante o período de instabilidade climática.
“Nós estamos atentos 24 horas por dia com o monitoramento do clima. Havendo o risco de temporal, a gente já entra em sobreaviso, facilitando na mobilização das equipes”, explicou o gerente de operação Anderson Rodrigues.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é:
⦁ Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
⦁ Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
⦁ Evitar locais abertos como campos de futebol;
⦁ Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
⦁ Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
⦁ Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
⦁ Não utilizar alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;
⦁ Não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, em córregos ou ruas.
Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.
A orientação da empresa à população é que entre em contado com a Energisa em caso de necessidade de atendimento pelos canais de atendimento oficiais. Além disso, ao ver algum cabo partido, nunca toque nele. Isole a área para evitar acidentes. E em caso de raios e áreas alagadas, evite o tráfego sem o devido treinamento.
Notícias dos Poderes
Antiga sonda soviética vai despencar na Terra após 53 anos vagando pelo espaço
Pesquisador prevê queda da nave para o começo de maio. Com destino a Vênus, missão fracassou em 1972
28 de Abril de 2025 as 20h37Supremo autoriza PF a usar carros de desembargador e lobista
28 de Abril de 2025 as 19h34Suspeito de vender decisões no STJ cogita delação premiada
28 de Abril de 2025 as 18h50STF autoriza Estado a cortar incentivos de empresas que aderirem à moratória da soja
Ministro Flávio Dino reconsiderou parcialmente sua própria decisão liminar e restabeleceu a Lei Estadual nº 12.709/2024
29 de Abril de 2025 as 07h30Morre vendedor de balões de Sinop que teve pernas amputadas após explosão de cilindro de gás hélio
Tiago Leite de Almeida se preparava para vender balões durante a festa de uma igreja católica quando o acidente ocorreu
28 de Abril de 2025 as 16h05Sérgio Ricardo anuncia fiscalização diária do TCE-MT sobre obras do BRT
O presidente do TCE-MT realizou visita técnica nas obras do modal de transporte nesta segunda-feira.
28 de Abril de 2025 as 16h01Vereadores trocam socos e xingamentos durante sessão em MT; vídeo repercute
28 de Abril de 2025 as 15h24Apagão na Europa foi causado por 'um fenômeno atmosférico raro' e poderá demorar uma semana para normalizar
A REN informou que a normalização total da rede pode levar até uma semana, devido à complexidade do fenômeno e à necessidade de reequilibrar os fluxos de eletricidade a nível internacional
28 de Abril de 2025 as 15h22