Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Agosto de 2025

Menu

Financiados pelo crime

Gaeco investiga 21 políticos de MT bancados por facções nas eleições de 2024

Esses políticos, entre candidatos e eleitos, são de Cuiabá do interior do Estado.

Geral | 31 de Janeiro de 2025 as 09h 39min
Fonte: Redação RepórterMT

Foto: Reprodução

O coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Adriano Roberto Alves, afirmou, nesta quinta-feira (30), que 21 políticos, entre candidatos e eleitos na última eleição, estão sendo investigados por envolvimento com facções.

Conforme Adriano, criminosos teriam bancado financeiramente a campanha desses políticos, que são de Cuiabá e do interior do Estado.

“Nós estamos investigando pessoas que possivelmente foram financiadas por facções criminosas. Está sendo apurado e se a gente conseguir provas, será denunciado. Nós vamos entrar com mandado e com recurso na Promotoria Eleitoral”, disse durante entrevista à Rádio Cultura.

Adriano Alves não revelou nomes.

A participação de criminosos na política de Mato Grosso vem sendo investigada desde que o prefeito da Capital, Abilio Brunini (PL), denunciou que bandidos estariam influenciando na composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá.

Abilio disse que parlamentares teriam recebido propostas de R$ 200 mil para votar conforme orientação da facção.

Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil. O Gaeco chegou a anunciar uma investigação, entretanto ela não teve sequência.

“O Abilio foi convocado para prestar depoimento, mas ele informou que já havia prestado depoimento para a Polícia Civil e GCCO. Como isso [denúncia sobre facções] já estava sendo apurado lá, nós deixamos o andamento dos trabalhos por lá e podemos requisitar informações se for necessário”, concluiu o coordenador.