Luxo e negócios
Gigante do agronegócio inaugura aeroporto executivo de R$ 100 milhões, o maior do Centro-Oeste
Geral | 08 de Junho de 2025 as 18h 53min
Fonte: UOL

A gigante agropecuária Bom Futuro inaugurou a ampliação de seu aeroporto privado, que custou R$ 100 milhões ao longo dos anos. Apenas o novo terminal custou R$ 20 milhões, e conta com facilidades que lembram aeródromos internacionais de altíssimo luxo. Ali voam 20 mil passageiros por ano, e são realizados de 40 a 50 voos por dia durante a semana, sendo que 10% da operação do aeroporto é do grupo Maggi Scheffer.
Localizado em Cuiabá e considerado o do Brasil, ele se torna mais um espaço de luxo e negócios, em um segmento representado por poucos concorrentes no país, como o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, distante cerca de 1.300 km do seu correlato mato-grossense.
O que seus proprietários, a família Maggi Scheffer quer com esse mega espaço no coração do Mato Grosso? E como foi chegar lá de jatinho?.
O que tem o aeroporto?
O aeroporto tem uma pista de 1.557 metros de comprimento e 30 de largura, permitindo que ali operem aviões de grande porte além de jatos executivos, os "jatinhos". Como comparação, o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, tem 1.323 metros de extensão por 42 de largura, enquanto Congonhas, em São Paulo, tem 1.883 metros de extensão por 45 de largura.
O Bom Futuro ainda conta com luzes para operação noturna e acesso às duas cabeceiras por meio de pista de taxiamento paralela à de pouso. Nem mesmo aeroportos de diversas capitais possuem essa facilidade, obrigando os aviões a taxiarem e manobrarem ao final da pista.

O local ainda conta com empresas de abastecimento de combustível. São cinco hangares, onde, hoje, ficam 80 aeronaves, entre jatos e helicópteros.
O novo terminal de luxo lembra um pouco os de grandes aeroportos internacionais, como Singapura e Dubai. Ele leva o nome de Luzia Maggi Scheffer, matriarca da família.
Com a devida proporção (até mesmo pelo contexto), ali é possível encontrar, entre outros:
Serviços de Concierge;
Sala de cinema;
Alojamento para os pilotos descansarem enquanto aguardam para voar;
Sala de reunião;
Sala de jogos;
Salas privativas;
Academia;
Duchas;
Vallet;
Cafeteria;
Estacionamento coberto:
Pontos para abastecimento de carros elétricos.

Histórico
O local começou a ser estruturado em 2011, e, em 2014, a família entrou de vez para o ramo aeroportuário. De acordo com Kleverson Scheffer, diretor da Bom Futuro, a ideia de ter um aeroporto surgiu quando a empresa migrou de Rondonópolis, no interior do Mato Grosso, para a capital, Cuiabá.
Ele diz que seus pais e seus tios brincavam dizendo que não sabiam andar na cidade grande, não gostavam do trânsito, e que queriam ficar mais próximos das fazendas da família. Inicialmente, a pista original servia para auxiliar na operação da empresa e da família, e acabou se transformando no aeroporto.
"A gente começou mesmo com uma pista de chão batido só para facilitar a ida para a fazenda. Daqui, com uma horinha de voo, já estávamos na maioria das fazendas, então, facilitava a gente estar sempre presente nessas fazendas nas várias regiões do estado", diz o executivo.
Entretanto, logo que a operação começou, amigos e outros empresários também pediram para usar a pista, justamente devido à proximidade com a capital do estado. Diante dessa demanda, foram mudando a infraestrutura do local, pavimentando a pista, colocando iluminação para operação noturna, ampliando a capacidade de receber terceiros e abastecimento de combustível.
"Hoje nós temos cinco hangares aqui hoje e cerca de 80 aeronaves hangaradas. O aeroporto tem uma operação de 40 a 50 voos por dia de semana, e mais de 20 mil passageiros passam aqui por ano. A gente tem aqui vários aviões hangarados aqui, temos empresários do agro, do Grupo Maggi e do Grupo Scheffer (que são até da família), e outros grupos no agro. Aqui no Mato Grosso, praticamente, 90% deles operam com a gente", afirma Scheffer.

Seu pai, Eraí Maggi Scheffer, um dos fundadores da Bom Futuro, destaca a importância do aeroporto para os negócios da família e do estado.
"Nós temos a região de Cuiabá como uma das maiores produtoras [do agro] e a que mais cresce. [...] É o lugar que tem de ter alternativa para as pessoas do mundo inteiro virem, como empresários, investidores e todas as pessoas do setor que possam desenvolver esse gigante a partir da produção, e onde também temos de partir para a industrialização" diz Eraí.

Para o empresário, o local é um ponto para viabilizar os encontros entre agentes econômicos, diminuindo o tempo gasto na viagem entre a cidade e outros polos do país, como o financeiro e o produtivo do agronegócio. "Quando você vai no aeroporto [Marechal Rondon, da capital], às vezes tem de ficar voando meia hora aguardando para poder descer e depois chegar no escritório de alguém. Se ele vier aqui [no Bom Futuro], ele vai encurtar isso para metade do tempo", defende Eraí.
“Aqui já tem toda a estrutura, salas de reunião, lugar para piloto descansar, academia, tem tudo para o piloto também ficar tranquilo, já que é o que vai comandar a gente no ar”, completa.
Questionado se valeu a pena gastar os R$ 100 milhões no aeroporto, o empresário é enfático. "Isso aqui mostra o tamanho que é o Mato Grosso e a força que é o agro e outras atividades que podemos desenvolver aqui também. Isso aqui é para todos nós. Valeu a pena [investir], mas eu já imaginava isso antes", conclui Eraí.
Notícias dos Poderes
Denise Gomes celebra a vida com elegância, generosidade e brilho inesquecível
14 de Junho de 2025 as 12h45Cooperativa cobra R$ 2,3 milhões de lobista de venda de sentença
14 de Junho de 2025 as 12h44Homem morre em acidente de moto na Estrada Adalgisa em Sinop
14 de Junho de 2025 as 01h52Ação contra policiais envolvidos na morte do advogado Renato Nery é enviada à Justiça Militar
13 de Junho de 2025 as 18h57Brasil torna plataformas responsáveis por conteúdos ilegais, decide STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que empresas como Meta, X e Google poderão ser responsabilizadas por publicações ilegais de usuários.
13 de Junho de 2025 as 15h58Nova Rota desvia fluxo de veículos da BR-163 para construção de dois viadutos em Sinop
Mudança no tráfego inicia nesta sexta-feira (13.06), às 10h, somente no sentido Pará/Sorriso
12 de Junho de 2025 as 19h332 empresários de Sinop são presos em flagrante por furto e fraude energia elétrica
Politec constatou os crimes em um mercado e escola técnica após pericia oficial.
12 de Junho de 2025 as 17h40Senador Jayme Campos bate de frente com a Azul: 'Monopólio já é caro e vai ficar inacessível'
Senador Jayme Campos denuncia
12 de Junho de 2025 as 16h19