Logística
Governo de MT vai substituir mais de 1,3 mil pontes de madeira até 2026
Número inclui novas pontes de concreto e substituições por aduelas e tubos metálicos
Geral | 04 de Agosto de 2025 as 11h 09min
Fonte: O documento

O Governo de Mato Grosso substitui mais de 1.300 pontes de madeira em todo o Estado até o final de 2026. A meta inclui tanto a substituição das estruturas de madeira por novas pontes de concreto, quanto a troca por aduelas de concreto ou tubos metálicos. Os números se referem a obras em rodovias estaduais e estradas municipais vicinais.
Até o momento, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) já entregou 222 pontes de concreto e outras 130 estão em construção, com mais 23 em processo de licitação. No total, são 375 estruturas de concreto planejadas.
Desse total, nove pontes estão sendo construídas para substituir balsas, garantindo mais segurança e agilidade na travessia de veículos em regiões antes dependentes desse tipo de transporte fluvial. As outras irão substituir pontes de madeira.
Além das pontes de concreto, a Sinfra também investe na instalação de aduelas de concreto e tubos metálicos, usados para permitir a passagem de pequenos cursos d’água, principalmente em estradas vicinais. Esses serviços são realizados por meio de convênios ou doações para prefeituras, associações e consórcios.
Com esse tipo de intervenção, 565 pontes de madeira já foram eliminadas e substituídas por aduelas ou tubos. Outras 367 estão em fase de instalação, já conveniadas ou com material entregue, totalizando 932 substituições realizadas ou em andamento.
Somando as pontes de concreto, aduelas e tubos, o número chega a 787 estruturas já entregues e 520 em execução, o que projeta um total de pelo menos 1.307 substituições, sendo 1.298 pontes de madeira e nove balsas. Além disso, a Sinfra ainda irá adquirir mais aduelas e tubos para continuar com o programa.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a substituição dessas estruturas é essencial para garantir o desenvolvimento regional. “Mesmo uma ponte pequena pode representar um grande obstáculo para quem depende daquela estrada. Eliminar essas travessias precárias é dar condições reais de mobilidade, acesso a serviços e escoamento da produção”, afirma.
O secretário também destaca os benefícios ambientais dessa substituição. “Ao substituirmos pontes de madeira por estruturas permanentes, reduzimos a extração de madeira, aumentamos a durabilidade das obras e diminuímos a necessidade de intervenções frequentes. Isso representa economia de recursos públicos e mais respeito ao meio ambiente”, complementa.
Notícias dos Poderes
Sinop recebe feira da construção civil na próxima semana
Evento contará com ciclo de palestras sobre mercado imobiliário
12 de Setembro de 2025 as 10h27Relatório técnico aponta risco estrutural e ambiental na UHE Colíder
Durante vistoria realizada entre os dias 22 e 27 de agosto de 2025, foram constatadas falhas críticas no sistema de drenagem da barragem
12 de Setembro de 2025 as 10h06Pesquisadores encontram reserva de água doce submarina que pode abastecer milhões; entenda
Expedição internacional identificou reservas ocultas entre Nova Jersey e Maine, nos EUA. Achado reacende debate sobre soluções para a crise hídrica global.
11 de Setembro de 2025 as 15h28Filho de delegado de Sinop morre em acidente no Paraná
11 de Setembro de 2025 as 15h26Pesquisadores desenvolvem tecnologia sustentável para produção de mudas florestais
O projeto aposta em alternativas sustentáveis feitas com fécula de mandioca, fibras naturais, ceras vegetais e resíduos vegetais de baixo custo no plantio de espécies como o eucalipto, pinus e teca
11 de Setembro de 2025 as 14h03Mato Grosso com umidade do Saara! Alerta máximo de 'grande perigo' é emitido pelo Inmet
11 de Setembro de 2025 as 12h01Moradores de Cuiabá e Água Boa levam R$100 mil em sorteio do Nota MT
Iniciativa do Governo de Mato Grosso distribuiu R$ 900 mil em prêmios neste mês e fortalece a cidadania fiscal no estado
11 de Setembro de 2025 as 11h59Corpo de Bombeiros de Mato Grosso é a instituição mais confiável do Estado
A pesquisa do Instituto Percent Brasil foi realizada entre os dias 01 e 06 de setembro
11 de Setembro de 2025 as 10h39