Ibama investiga
Herói anônimo que cansou de esperar pelo IBAMA e salvou baleia em SC pode ser punido
Vídeo registra resgate de baleia-franca presa por três dias em rede de pesca em Palhoça (SC). Animal foi libertado com segurança após monitoramento
Geral | 15 de Julho de 2025 as 15h 30min
Fonte: Jornal Razão

Durante três dias, a imagem de uma baleia-franca com uma rede de pesca presa à cabeça comoveu o litoral de Santa Catarina. O animal, acompanhado de seu filhote recém-nascido, foi visto pela primeira vez na quinta-feira (10), na Praia da Pinheira, em Palhoça. Mesmo diante do sofrimento evidente, os órgãos oficiais — incluindo o IBAMA — decidiram apenas monitorar a situação à distância. Mas no domingo (13), um homem anônimo decidiu agir.
Ele entrou no mar e, com cuidado e coragem, conseguiu remover a rede do animal. O momento foi registrado por testemunhas e compartilhado pelo fotógrafo Carlos Anselmo. O vídeo viralizou. As imagens mostram o animal livre, mergulhando de volta ao mar ao lado do filhote. Um final feliz — mas com um alerta.
É que o homem que fez o que muitos esperavam pode agora ser punido pela lei.
Segundo normas ambientais em vigor, qualquer intervenção em mamíferos marinhos só pode ser feita por equipes autorizadas e com capacitação específica. Mesmo com a intenção nobre, quem age por conta própria está sujeito a multa por infração ambiental, caso seja identificado. O protocolo oficial, por exemplo, orienta que ninguém entre na água para tentar ajudar baleias, mesmo em situações de enredamento, sem coordenação técnica.
O próprio IBAMA confirmou, em entrevista à imprensa, que monitorava o animal com drones, em parceria com a equipe do Projeto Australis. Segundo o órgão, a baleia não demonstrava comportamento de risco iminente e a rede poderia se soltar naturalmente. “É uma mãe com filhote recém-nascido. Qualquer interferência humana poderia causar mais dano”, explicou Romeiro, representante do IBAMA no local.
Mas a resposta da população foi outra.
Milhares de pessoas acompanharam os dias de angústia com revolta e tristeza. E quando finalmente alguém teve a coragem de agir, a internet reagiu com emoção — e indignação.]
A Praia da Pinheira é conhecida como berçário natural das baleias-francas, que visitam o litoral catarinense entre julho e novembro. Casos de enredamento com redes de pesca soltas ainda são frequentes, e a situação reacende o debate sobre a eficácia da legislação atual, a lentidão na resposta emergencial e a criminalização de quem tenta ajudar com o coração na frente da burocracia.
Até o momento, o homem que salvou a baleia não se identificou — talvez por medo de sofrer as consequências legais. Mas seu gesto já marcou a história local.
“Herói não é quem espera a ordem. Herói é quem ouve o grito e age. E o grito dela foi ouvido.”
Notícias dos Poderes
MT Construir termina neste sábado à noite
Último dia da feira terá palestra sobre Inteligência Artificial e Happy Hour com Tati Faria
20 de Setembro de 2025 as 09h04Cratera de origem desconhecida é descoberta em área de incêndio em MT
Formação foi descoberta por brigadistas no Parque Estadual Serra Azul; especialistas foram acionados
20 de Setembro de 2025 as 08h52TCU pede explicações ao Ministério da Agricultura sobre emendas para obras em MT
20 de Setembro de 2025 as 08h22Caixa de Sinop vai leiloar joias que estavam em penhor
São mais de 860 peças com um valor inicial que ultrapassa os R$ 660 mil
19 de Setembro de 2025 as 15h29Justiça dá prazo de 10 dias para réus se manifestarem em ação do MP
19 de Setembro de 2025 as 15h17Prefeitura abre licitação para construção da primeira maternidade pública de Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h44AMEA visita Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil em Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h26Trabalho infantil cresce e atinge 1,65 milhão de crianças e adolescentes no Brasil
Levantamento do IBGE revela que, entre jovens de 16 e 17 anos, quase metade trabalha ao menos 25 horas por semana
19 de Setembro de 2025 as 11h11