Caso inusitado
Homem resgatado do Monte Fuji retorna à montanha dias depois — e pede resgate de novo
O caso do estudante gerou discussões nas redes sociais, com muitos pedindo que ele fosse responsabilizado, especialmente por seu segundo pedido de resgate
Geral | 30 de Abril de 2025 as 14h 22min
Fonte: InfoMoney

Um alpinista foi resgatado pela segunda vez em quatro dias após retornar ao Monte Fuji, no Japão, para procurar seus pertences.
Na semana passada, o estudante chinês de 27 anos fez uma chamada de emergência, quando começou a sentir os efeitos da altitude perto do pico do Monte Fuji, que é a montanha mais alta do Japão, com 3.776 metros.
Ele foi resgatado por um helicóptero, mas seus equipamentos de escalada foram danificados durante a descida.
Apenas quatro dias depois, ele decidiu voltar à trilha Fujinomiya, a cerca de 3.000 metros de altura, na esperança de recuperar seu celular e outros objetos deixados para trás.
Mas, ao retornar, o estudante sofreu um novo episódio de mal de altitude e foi encontrado incapaz de se mover por outro alpinista que estava na área.
As autoridades policiais destacaram que, embora as trilhas de escalada estejam oficialmente abertas apenas de julho a setembro, não há penalidades para aqueles que optam por escalar fora da temporada.
O caso do estudante gerou discussões nas redes sociais, com muitos pedindo que ele fosse responsabilizado, especialmente por seu segundo pedido de resgate.
Apesar de não haver taxas ou penalidades associadas ao resgate de alpinistas, a situação levantou no Japão questões sobre a responsabilidade dos montanhistas em relação às condições adversas.
O Monte Fuji, um Patrimônio Mundial da Unesco desde 2013, é um ícone do Japão e atrai cada vez mais alpinistas.
Para controlar a superlotação e os riscos associados a escaladas apressadas, as autoridades locais implementaram uma taxa de entrada e limites no número de visitantes nas trilhas mais populares, além de planejar regras semelhantes para outras trilhas principais neste ano.
As temperaturas baixas e a neve, mesmo na primavera, tornam a escalada ainda mais desafiadora, e as autoridades locais pedem cautela a todos os alpinistas.
Notícias dos Poderes
Adolescente de 14 anos é atropelado na saída de escola e motorista foge sem prestar socorro
Polícia Civil investiga o caso
01 de Maio de 2025 as 17h30Bombeiro passa mal em curso que deveria estar suspenso em MT
Houve decisão judicial para suspender o curso, mas as atividades continuaram
01 de Maio de 2025 as 17h27Anvisa volta a interditar pasta de dente da Colgate; entenda
01 de Maio de 2025 as 17h01Banhista é resgatado após perder amigo e ficar dois dias agarrado a galho em rio de MT
Dupla estava tomando banho no rio no domingo (27), quando se afogaram. O sobrevivente não soube explicar o que causou o afogamento
01 de Maio de 2025 as 16h57Governo de MT prorroga incentivos fiscais para o comércio e garante competitividade
Empresas varejistas e atacadistas, bares, restaurantes, lanchonetes e contribuintes de outros segmentos poderão usufruir da redução
30 de Abril de 2025 as 17h44OAB Sinop alerta advocacia para aumento de casos do Golpe do Falso Advogado
Ordem lançou plataforma de verificação contra a prática criminosa
30 de Abril de 2025 as 15h22Nova autorização prevê desapropriação de 95 mil m² às margens da BR
Rota do Oeste afirma que área efetiva da construção será de 34 mil metros quadrados
30 de Abril de 2025 as 15h00Criança danifica quadro de Rothko avaliado em R$ 318 milhões durante visita a museu na Holanda
Obra foi tirada de exibição em Roterdã
30 de Abril de 2025 as 14h20