Caso inusitado
Homem resgatado do Monte Fuji retorna à montanha dias depois — e pede resgate de novo
O caso do estudante gerou discussões nas redes sociais, com muitos pedindo que ele fosse responsabilizado, especialmente por seu segundo pedido de resgate
Geral | 30 de Abril de 2025 as 14h 22min
Fonte: InfoMoney

Um alpinista foi resgatado pela segunda vez em quatro dias após retornar ao Monte Fuji, no Japão, para procurar seus pertences.
Na semana passada, o estudante chinês de 27 anos fez uma chamada de emergência, quando começou a sentir os efeitos da altitude perto do pico do Monte Fuji, que é a montanha mais alta do Japão, com 3.776 metros.
Ele foi resgatado por um helicóptero, mas seus equipamentos de escalada foram danificados durante a descida.
Apenas quatro dias depois, ele decidiu voltar à trilha Fujinomiya, a cerca de 3.000 metros de altura, na esperança de recuperar seu celular e outros objetos deixados para trás.
Mas, ao retornar, o estudante sofreu um novo episódio de mal de altitude e foi encontrado incapaz de se mover por outro alpinista que estava na área.
As autoridades policiais destacaram que, embora as trilhas de escalada estejam oficialmente abertas apenas de julho a setembro, não há penalidades para aqueles que optam por escalar fora da temporada.
O caso do estudante gerou discussões nas redes sociais, com muitos pedindo que ele fosse responsabilizado, especialmente por seu segundo pedido de resgate.
Apesar de não haver taxas ou penalidades associadas ao resgate de alpinistas, a situação levantou no Japão questões sobre a responsabilidade dos montanhistas em relação às condições adversas.
O Monte Fuji, um Patrimônio Mundial da Unesco desde 2013, é um ícone do Japão e atrai cada vez mais alpinistas.
Para controlar a superlotação e os riscos associados a escaladas apressadas, as autoridades locais implementaram uma taxa de entrada e limites no número de visitantes nas trilhas mais populares, além de planejar regras semelhantes para outras trilhas principais neste ano.
As temperaturas baixas e a neve, mesmo na primavera, tornam a escalada ainda mais desafiadora, e as autoridades locais pedem cautela a todos os alpinistas.
Notícias dos Poderes
Idoso fica 1h sem sinais vitais, e é reanimado após ter óbito atestado por dois médicos na BA
Equipe de funerária estava a caminho da unidade de saúde para buscar o corpo, quando foram notados sinais vitais
14 de Agosto de 2025 as 22h30PGR não vê envolvimento de desembargadores em fraudes no TJMT e pede volta à 1ª instância
ubprocuradora-geral da República pediu que inquérito relativo à Operação Sepulcro Caiado volte a tramitar junto à primeira instância ante a ausência de elementos que indiquem envolvimento de desembargadores em fraudes investigadas
14 de Agosto de 2025 as 19h40STF confirma ressarcimento bilionário aos consumidores de energia por tributos cobrados a mais
Ainda não está claro o impacto da decisão nas tarifas de energia, que, a depender do caso, poderiam até ser elevadas para reaver recursos já devolvidos
14 de Agosto de 2025 as 18h31Anatel revoga obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 em ligações
Código tinha o objetivo de reduzir o número de ligações indesejadas
15 de Agosto de 2025 as 07h00TCE descobre falcatruas de bancos para lesar servidores do Estado
14 de Agosto de 2025 as 15h48Leilão de concessão da Rota Agro tem deságio de 19,7% no pedágio
Consórcio Rota Agro Brasil apresentou a melhor proposta na disputa
14 de Agosto de 2025 as 15h15Conselheiro destaca atuação do TCE-MT por ocasião de agosto ser consagrado o Mês da Primeira Infância
O conselheiro ressaltou que a atuação de vanguarda veio bem antes da edição da lei federal 14.617/2023, que instituiu o mês dedicado à fase da vida
14 de Agosto de 2025 as 16h06