Etanol de milho
Inpasa começa a produzir etanol na próxima semana
Autorizada pela ANP usina começa a moer milho e produzir combustível
Geral | 09 de Agosto de 2019 as 15h 17min
Fonte: Jamerson Miléski

A maior usina de etanol de milho do país entra em operação na próxima semana. Instalada no município de Sinop, com um investimento de R$ 600 milhões, a planta industrial da Inpasa S.A (Indústria Paraguaya de Alcoholes), acende suas caldeiras para produzir 1,5 milhão litros de etanol hidratado e 1,4 milhão litros de etanol anidro por dia.
A autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Combustíveis Naturais), expediu a autorização 551 na última terça-feira (6). Como a usina já contava com a Licença de Operação emitida pela Sema em junho desse ano, bem como o aval do Corpo de Bombeiros, a unidade está apta a iniciar a sua produção.
E isso deve começar na próxima semana. É o que revela o gerente a Inpasa em Sinop, Fernando Alfini. Segundo ele, a autorização da ANP foi expedida sem nenhuma restrição, sendo classificada pelos fiscais da agência como uma instalação de “excelência”. “Na semana que vem já estaremos a todo vapor”, afirmou Alfini.
A Inpasa vai girar a chave e produzir etanol. Segundo Alfini, a empresa não fará nenhum ato público para marcar o início da produção. A solenidade, com autoridades políticas, imprensa e convidados só deverá acontecer no final do ano. “Nesta primeira etapa vamos apenas girar a chave e começar a produção”, comentou.
As obras referentes a instalação da usina para produção de etanol estão concluídas. A empresa ainda trabalha na construção do posto de combustível em frente a unidade e deve iniciar ainda este mês a pavimentação asfáltica no pátio da usina.
Para produção a Inpasa conta com 400 mil toneladas de milho estocadas em seus silos. A maior parte da matéria prima vem sendo adquirida desde abril deste ano junto a produtores da região. O estoque é suficiente para manter a usina em plenos pulmões por 135 dias. A partir do início da produção a Inpasa começará a repor seus estoques constantemente, o que deve provocar uma melhora no mercado do milho na região.
A indústria é 100% automatizada. Todo o processo de produção será monitorado por uma sala de comando. Através dos painéis, os engenheiros controlarão toda a planta industrial.
O álcool combustível produzido abastecerá Sinop e região, mas menos de 15% deve ficar em Mato Grosso. A Inpasa foca nos mercados de Rondônia, Manaus e Belém como principais destinos para sua produção de etanol.
Além do etanol, a indústria vai produzir 1,5 milhão de toneladas DDG (Grão secos por destilação – em inglês), por ano. Esse produto secundário tem alta taxa de concentração proteica, sendo ideal para o trato animal.
A usina também produzirá cerca de 10,3 mil litros de óleo de milho e 60 mw de energia elétrica, dos quais 50% serão absorvidos pela própria planta e o restante comercializados. A Inpasa já instalou uma rede de alta tensão ligando a unidade a substação de energia da cidade. Uma audiência pública para discutir o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto do Meio Ambiente), está marcada para o dia 22 de agosto.
Para que a logística seja fluída, a Inpasa está construindo um trevo com retorno de acesso sobre a BR-163, no km 817, bem em frente a sua planta industrial. São 9,5 mil metros quadrados de área construída, com 850 metros de extensão sobre a rodovia.
Notícias dos Poderes
Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34