Sem provas
Inquérito sobre relação de lobista de MT e ministro é arquivado
ndreson de Oliveira Gonçalves é investigado em operação sobre suposta venda de sentenças
Geral | 09 de Maio de 2025 as 16h 26min
Fonte: Metrópoles

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou, em março deste ano, investigações que tratavam de suposta relação do lobista de Mato Grosso Andreson de Oliveira Gonçalves com o ministro Nunes Marques. O magistrado seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR).
As análises da Polícia Federal sobre o caso não levaram a nenhuma prova de que pudesse haver qualquer ligação entre o lobista, preso na Operação Sisamnes, com o ministro do Supremo Tribunal.
A PF não achou nenhum contato de Nunes Marques no celular de Andreson. A polícia também buscou saber se o contato constava na operadora telefônica, mas nada foi encontrado.
Zanin pode mandar arquivar o caso porque é relator das ações que apuram a existência de um suposto esquema de venda de sentenças judiciais. O caso envolveria não somente o Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas outros tribunais brasileiros.
A Operação Sisamnes investigou crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.
Andreson, segundo as diligências da Polícia Federal, atuava na venda de influências sobre ministros do STJ.
Ainda de acordo com a PF, o lobista negociava decisões antecipadas de processos. A operação também mirou assessores de ministros do STJ, incluindo chefes de gabinete de magistrados.
Notícias dos Poderes
Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT
12 de Julho de 2025 as 18h52Voo para os EUA retorna após passageira ler mensagem de 'descanse em paz' em telefone de pessoa ao lado
Após inspeção, autoridades não identificaram ameaça concreta, e aeronave foi liberada
12 de Julho de 2025 as 18h50