Esquema
INSS: devoluções a aposentados podem levar gasto bilionário ao governo
Geral | 24 de Abril de 2025 as 10h 35min
Fonte: CNN Brasil

Enquanto são investigados os detalhes do esquema nacional de descontos associativos não autorizados, envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e os valores exatos em que aposentados e pensionistas foram lesados, o governo se prepara para restituir os brasileiros prejudicados pela fraude.
Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, cada caso será examinado individualmente e “o dinheiro terá que ser restituído para aqueles dos quais foi retirado indevidamente”.
O relatório da Operação Sem Desconto divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que os danos devem ser bilionários. Desde 2016, foram cobrados dos aposentados quase R$ 8 bilhões. E dentre um universo de 1.273 beneficiários, 97,6% disseram não ter autorizado o desconto.
Especialistas em contas públicas consultados pela CNN explicaram que os aposentados lesados terão direito à devolução do recurso com juros e outras indenizações e que estes pagamentos deverão ocorrer com verba do Orçamento federal.
Lewandowski chegou a ventilar na tarde da quarta-feira a possibilidade de bens apreendidos na Operação — carros de luxo, dinheiro em espécie, joias, quadros — serem utilizados para bancar parte das devoluções.
Na última atualização da operação, foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária. Além disso, seis servidores públicos foram afastados de suas funções.
Notícias dos Poderes
Antiga sonda soviética vai despencar na Terra após 53 anos vagando pelo espaço
Pesquisador prevê queda da nave para o começo de maio. Com destino a Vênus, missão fracassou em 1972
28 de Abril de 2025 as 20h37Supremo autoriza PF a usar carros de desembargador e lobista
28 de Abril de 2025 as 19h34Suspeito de vender decisões no STJ cogita delação premiada
28 de Abril de 2025 as 18h50STF autoriza Estado a cortar incentivos de empresas que aderirem à moratória da soja
Ministro Flávio Dino reconsiderou parcialmente sua própria decisão liminar e restabeleceu a Lei Estadual nº 12.709/2024
29 de Abril de 2025 as 07h30Morre vendedor de balões de Sinop que teve pernas amputadas após explosão de cilindro de gás hélio
Tiago Leite de Almeida se preparava para vender balões durante a festa de uma igreja católica quando o acidente ocorreu
28 de Abril de 2025 as 16h05Sérgio Ricardo anuncia fiscalização diária do TCE-MT sobre obras do BRT
O presidente do TCE-MT realizou visita técnica nas obras do modal de transporte nesta segunda-feira.
28 de Abril de 2025 as 16h01Vereadores trocam socos e xingamentos durante sessão em MT; vídeo repercute
28 de Abril de 2025 as 15h24Apagão na Europa foi causado por 'um fenômeno atmosférico raro' e poderá demorar uma semana para normalizar
A REN informou que a normalização total da rede pode levar até uma semana, devido à complexidade do fenômeno e à necessidade de reequilibrar os fluxos de eletricidade a nível internacional
28 de Abril de 2025 as 15h22