Venda de sentenças
Investigação sigilosa da PF sobre lobista de MT é prorrogada
As investigações miram uma rede de lobistas, desembargadores e ex-servidores de quatro gabinetes do STJ
Geral | 14 de Março de 2025 as 15h 22min
Fonte: O Globo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer favorável ao pedido da Polícia Federal para prorrogar por 45 dias as investigações do inquérito que apura um esquema de venda de sentenças judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O caso tramita sob sigilo sob a relatoria do ministro Cristiano Zanin Martins, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a equipe da coluna apurou, a PF pediu o esticamento do prazo para concluir o trabalho de análise do material recolhido nas operações de busca e apreensão, além dos relatórios de inteligência financeira que apontaram movimentações bancárias suspeitas de uma série de alvos da investigação.
As investigações da venda de sentenças judiciais miram uma rede de lobistas, desembargadores de Mato Grosso e ex-servidores de quatro gabinetes do STJ.
“A prorrogação do prazo para conclusão das investigações é medida cabível para realização das diligências indicadas pela autoridade policial”, escreveu o procurador-geral da República, Paulo Gonet, em parecer enviado ao Supremo na semana passada, concordando com a PF.
Conforme informou o blog, os investigadores descobriram que o motorista João Batista Silva recebeu, entre 2019 e 2023, um total de R$ 2,625 milhões de uma empresa de propriedade do lobista mato-grossense Andreson de Oliveira Gonçalves, pivô do escândalo que abalou o STJ.
Andreson e a mulher dele, a advogada Mirian Ribeiro Rodrigues, estão no centro da investigação que mira ainda ex-servidores de quatro gabinetes do STJ e desembargadores do Mato Grosso.
O caso tramita sob sigilo no Supremo porque há menções a pelo menos um ministro da Corte superior: Paulo Moura Ribeiro.
Os outros gabinetes sob investigação são os dos ministros Isabel Gallotti, Og Fernandes e Nancy Andrighi, o que já provocou constrangimentos e pânico em integrantes do STJ.
Uma das hipóteses cogitadas pela Polícia Federal é a de que Andreson promovia lavagem de dinheiro por meio de transferências para “contas de passagem” de pessoas físicas e jurídicas interpostas, além de saques e entrega de dinheiro em espécie.
Notícias dos Poderes
Estudante crava lápis na cabeça de colega após briga dentro de escola no litoral de SP
Menino de 9 anos precisou ser hospitalizado para remoção do objeto. Ele levou pontos e segue em observação. Caso ocorreu em Praia Grande (SP)
20 de Agosto de 2025 as 19h59Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032
Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores
21 de Agosto de 2025 as 08h00TCE-MT emite parecer favorável às contas do Governo do Estado, mas faz alertas sobre Nova Rota do Oeste e Parque Novo Mato Grosso
Sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, o balanço foi apreciado na sessão extraordinária nesta quarta-feira
21 de Agosto de 2025 as 07h50Corolla Cross bate de frente com caminhão e homem morre na BR-163
Um passageiro que também estava no veículo foi socorrido e encaminhado ao hospital
20 de Agosto de 2025 as 17h26STF dá aval e Mato Grosso poderá expor lista de milionários que devem ao fisco estadual
20 de Agosto de 2025 as 16h38Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h
Os eventos serão realizados na Praia do Cortado, a montante (acima) do Rio Teles Pires e não terá alteração no nível da água, pois pertence ao reservatório da UHE Sinop
20 de Agosto de 2025 as 15h45Equipamentos da radioterapia chegam a Sinop
Projeção é de que unidade oferte o tratamento contra o câncer até novembro
20 de Agosto de 2025 as 15h20Festival de Praia, Romaria e Torneio de Pesca estão mantidos em Sinop
Os eventos serão realizados na Praia do Cortado, a montante (acima) do Rio Teles Pires e não terá alteração no nível da água, pois pertence ao reservatório da UHE Sinop
20 de Agosto de 2025 as 13h31