Ciência
Jabuti com casco de plástico recebe pintura realística
Artista reproduziu os traços de um casco de jabuti na prótese projetada em 3D
Geral | 17 de Março de 2016 as 11h 33min
Fonte: Jamerson Miléski
A jabuti fêmea que ficou nacionalmente conhecida acaba de receber mais um upgrade. Fred, a jabuti que recebeu uma prótese de plástico para substituir o seu casco, agora volta a usar as cores que a natureza lhe deu. Bom, pelo menos da forma mais próxima que a mão humana pode reproduzir.
O casco projetado através de um programa de computador e materializado com uma impressora 3D, utilizando um plástico feito a base de milho, tinha as dimensões perfeitas para garantir a mobilidade e a proteção para Fred. Funcionalmente perfeito, mas visualmente parecia um jabuti albino. O casco não havia recebido pigmentação. Era branco, dando para Fred um aspecto de “tartaruga de plástico”.
Depois de receber a ajuda da turma das exatas e da medicina, Fred encontrou mais um amigo de “humanas”. O artista Yuri Caldera, de Brasília, se ofereceu para dar uma roupa nova a jabuti fêmea. Ele reproduziu as cores e desenhos peculiares dos cascos desse tipo de quelônio. O resultado foi um casco que, visualmente, parece ser de um jabuti de verdade.
O designer 3D de Sinop, Cícero Moraes, que projetou a prótese, explica que o casco é desmontável, dividido em 4 partes que se encaixam. As peças foram removidas do animal e então pintadas. O passo a passo do “projeto Fred” e resultado final pode ser visto nas fotos.
Fred perdeu o seu casco em um incêndio florestal. Hoje ele vive no Distrito Federal, na casa do veterinário Rodrigo Rabello, que participou do processo de implantação da prótese.
Segundo a equipe responsável, o procedimento é inédito no mundo e usou um polímero derivado do milho, de baixo custo. Um quilo desse material custa R$ 136 – mais barato que os materiais convencionais. A impressora 3D utilizada foi fabricada no Brasil, também de baixo custo. A peça foi projetada em um software livre, que pode ser baixado de graça. O casco de Fred é o resultado de uma ciência eficaz, barata e acessível.
O nome Fred surgiu em "homenagem" ao personagem Freddy Kruger, dos filmes de terror. Segundo Rabello, o aspecto de desgaste do casco queimado tinha semelhança com o rosto deformado do vilão dos filmes "A hora do pesadelo".
Jabuti casca grossa
Há um ano, a jabuti foi vítima de um incêndio florestal próximo ao setor Altiplano Leste. O animal chegou às mãos de Rabello muito debilitado. O veterinário cogitou sacrificar o bicho. "Um quadro bastante crítico, praticamente em óbito, mal se movia. Um quadro gravíssimo", disse.
Enquanto recebia os primeiros cuidados, Fred teve duas pneumonias e ficou sem comer por 45 dias, mas resistiu e se recuperou. Mesmo com o novo casco, a jabuti não tem condições de voltar ao cerrado porque ainda precisa de cuidados. A carapaça será alvo de novos estudos para avaliar a resistência a médio e longo prazo.
A história de Fred foi contada pelo Fantástico – noticiário de domingo da Rede Globo. Depois da reportagem, artistas de todo o Brasil se ofereceram para pintar o casco de Fred. Durante todo esse período foi estudado o tipo apropriado de tinta, que não desgastasse a carapaça e não causasse danos à saúde da jabuti. Deu certo. Agora Fred desfila ostentando as mesmas cores que tinha antes de ver a sua vida por um fio.
Notícias dos Poderes
Plataforma do TCE recebe 23 mil contratos de consignados
Documentos devem ser enviados até o dia 30 de junho; dívida do funcionalismo chega a R$ 12 bilhões
19 de Junho de 2025 as 08h39Prefeitura anuncia concessão de 20 anos para cemitério privado
Medida foi a escolha para lidar com o problema do ‘déficit sepulcral’
18 de Junho de 2025 as 16h37Brasil declara estar livre de gripe aviária e aguarda normalização de embarques de frango
18 de Junho de 2025 as 16h19Locais das provas estão disponíveis para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas
As provas serão em 22 de junho; a competição tem uma média de 16,8 candidatos por vaga
18 de Junho de 2025 as 15h47Governo de MT sanciona lei que traz novas regras para contratação de consignados
Limite da margem consignável passa a ser 35% da remuneração líquida e empresas deverão ter postos de atendimento físicos no Estado
18 de Junho de 2025 as 15h12II Seminário Regional debate uso sustentável da água no Alto Teles Pires
Evento será realizado em Sinop e abordará temas como esgotamento sanitário, irrigação, indústria e monitoramento hídrico
18 de Junho de 2025 as 14h51Capacidade de defesa aérea de Israel contra mísseis iranianos pode durar apenas mais 12 dias, diz autoridade dos EUA
A intensidade dos bombardeios iranianos, no entanto, também parece estar diminuindo drasticamente
18 de Junho de 2025 as 14h33