Ciência
Jabuti com casco de plástico recebe pintura realística
Artista reproduziu os traços de um casco de jabuti na prótese projetada em 3D
Geral | 17 de Março de 2016 as 11h 33min
Fonte: Jamerson Miléski
A jabuti fêmea que ficou nacionalmente conhecida acaba de receber mais um upgrade. Fred, a jabuti que recebeu uma prótese de plástico para substituir o seu casco, agora volta a usar as cores que a natureza lhe deu. Bom, pelo menos da forma mais próxima que a mão humana pode reproduzir.
O casco projetado através de um programa de computador e materializado com uma impressora 3D, utilizando um plástico feito a base de milho, tinha as dimensões perfeitas para garantir a mobilidade e a proteção para Fred. Funcionalmente perfeito, mas visualmente parecia um jabuti albino. O casco não havia recebido pigmentação. Era branco, dando para Fred um aspecto de “tartaruga de plástico”.
Depois de receber a ajuda da turma das exatas e da medicina, Fred encontrou mais um amigo de “humanas”. O artista Yuri Caldera, de Brasília, se ofereceu para dar uma roupa nova a jabuti fêmea. Ele reproduziu as cores e desenhos peculiares dos cascos desse tipo de quelônio. O resultado foi um casco que, visualmente, parece ser de um jabuti de verdade.
O designer 3D de Sinop, Cícero Moraes, que projetou a prótese, explica que o casco é desmontável, dividido em 4 partes que se encaixam. As peças foram removidas do animal e então pintadas. O passo a passo do “projeto Fred” e resultado final pode ser visto nas fotos.
Fred perdeu o seu casco em um incêndio florestal. Hoje ele vive no Distrito Federal, na casa do veterinário Rodrigo Rabello, que participou do processo de implantação da prótese.
Segundo a equipe responsável, o procedimento é inédito no mundo e usou um polímero derivado do milho, de baixo custo. Um quilo desse material custa R$ 136 – mais barato que os materiais convencionais. A impressora 3D utilizada foi fabricada no Brasil, também de baixo custo. A peça foi projetada em um software livre, que pode ser baixado de graça. O casco de Fred é o resultado de uma ciência eficaz, barata e acessível.
O nome Fred surgiu em "homenagem" ao personagem Freddy Kruger, dos filmes de terror. Segundo Rabello, o aspecto de desgaste do casco queimado tinha semelhança com o rosto deformado do vilão dos filmes "A hora do pesadelo".
Jabuti casca grossa
Há um ano, a jabuti foi vítima de um incêndio florestal próximo ao setor Altiplano Leste. O animal chegou às mãos de Rabello muito debilitado. O veterinário cogitou sacrificar o bicho. "Um quadro bastante crítico, praticamente em óbito, mal se movia. Um quadro gravíssimo", disse.
Enquanto recebia os primeiros cuidados, Fred teve duas pneumonias e ficou sem comer por 45 dias, mas resistiu e se recuperou. Mesmo com o novo casco, a jabuti não tem condições de voltar ao cerrado porque ainda precisa de cuidados. A carapaça será alvo de novos estudos para avaliar a resistência a médio e longo prazo.
A história de Fred foi contada pelo Fantástico – noticiário de domingo da Rede Globo. Depois da reportagem, artistas de todo o Brasil se ofereceram para pintar o casco de Fred. Durante todo esse período foi estudado o tipo apropriado de tinta, que não desgastasse a carapaça e não causasse danos à saúde da jabuti. Deu certo. Agora Fred desfila ostentando as mesmas cores que tinha antes de ver a sua vida por um fio.
Notícias dos Poderes
Sema apreende maquinários agrícolas durante colheita da soja
Colheitadeiras, plataformas, plantadeira e trator estavam em área embargada
07 de Fevereiro de 2025 as 17h17Tráfego da BR-163 é alterado em um trecho de 13 quilômetros
Reordenamento do fluxo de veículos é indispensável para a fluidez e segurança
07 de Fevereiro de 2025 as 16h00Prefeita diz que não vai exonerar marido de cargo e anuncia recurso contra decisão
Flávia argumenta que cargo ocupado pelo marido tem caráter político e, por isso, não se enquadraria nas restrições impostas pela justiça
07 de Fevereiro de 2025 as 13h06Gaeco mira quadrilha por agiotagem de R$ 73 milhões em MT e mais cinco estados
07 de Fevereiro de 2025 as 13h04Dois advogados de MT são alvos da Polícia Civil por desvio de verbas públicas em Goiás
07 de Fevereiro de 2025 as 13h02Morre policial penal após passar mal durante uma perseguição em Sinop
07 de Fevereiro de 2025 as 12h31Idosa de 64 anos cai em tacho de óleo quente e morre após ficar internada dois meses
Caso será apurado.
07 de Fevereiro de 2025 as 11h05Idosa atropelada por caminhão teve braço amputado e enfrenta dois cânceres
Delegado Flavio Leonardo Santana afirmou que o motorista já foi identificado e ouvido. Hipótese é que ele não tenha visto a vítima, que estava em um ponto cego do veículo de carga.
07 de Fevereiro de 2025 as 10h57