Preservação da fauna
Jaguatirica de MT resgatada em queimada se adapta bem a Zoológico de São Paulo após transferência
O transporte do felino foi feito, na última terça-feira (20), em parceria entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Latam Cargo
Geral | 23 de Maio de 2025 as 10h 10min
Fonte: Yasmin Yegros - Sema-MT

A jaguatirica, que foi destinada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para o Zoológico de São Paulo, por meio da parceria com a Latam Cargos, se adapta bem ao local.
Após se recuperar da viagem, na última terça-feira (20.5), o felino passará por mais exames na quarentena de modo a certificar que está apto para integrar o plantel do zoo.
O transporte foi feito por meio do programa Avião Solidário, que promove, de forma gratuita, o envio de animais silvestres por todo o Brasil com o objetivo de preservar a fauna pela conservação "ex situ", ou seja, fora de seu habitat natural.
O felino passará a integrar um programa de conservação e poderá contribuir com pesquisas científicas, além da manutenção da diversidade genética em ambientes controlados.
“O zoológico de São Paulo é referência internacional na conservação 'ex situ' de diversas espécies, integrando programas de suma importância para a salvaguarda da fauna brasileira. Com isso, temos total confiança no trabalho desenvolvido por eles, sendo nosso parceiro de longa data”, afirma a analista de Meio Ambiente da Sema e médica veterinária, Danny Moraes.
A jaguatirica foi resgatada em 2024, no distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio de Leverger, ainda filhote. Ela se encontrava sozinha, sem a mãe por perto, em uma área atingida pelas queimadas, segundo relato de um morador. O animal aparentava ter apenas 2 meses de vida, foi encaminhado para uma clínica veterinária e passou por diversos exames durante 15 dias para verificar a situação de saúde.
Após verificar que o filhote estava bem de saúde, ele ficou com uma guardiã até ser destinada a uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), parceira da Sema. Após permanecer 1 ano na área, foi viabilizada a transferência para o zoo da capital paulista, pelo fato do felino não apresentar condições ideais para ser solto na natureza. A transferência para o destino aconteceu com o apoio da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
Orientações
A Sema orienta que, ao encontrar animais silvestres que necessitem de resgate, acione a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto à saúde tanto do animal como do cidadão.
Notícias dos Poderes
Idosa de 79 anos morre ao cair durante poda de árvore em quintal de casa
05 de Agosto de 2025 as 14h40Rafael Barros entrega atendimento histórico e marca nova fase da saúde em Terra Nova
05 de Agosto de 2025 as 14h36CNJ julga abertura de PAD contra desembargador afastado
05 de Agosto de 2025 as 10h12Trânsito na MT-560 terá desvio devido a interdição em ponte sobre o Teles Pires
Interdição é feita após vistoria que constatou danos em pilar; nova ponte será entregue em novembro
05 de Agosto de 2025 as 09h16Votorantim Cimentos anuncia investimentos de R$ 330 milhões em Mato Grosso
Empresa vai ampliar e modernizar operações em Cuiabá e Nobres; obras já começam neste ano
05 de Agosto de 2025 as 07h20Mato Grosso registra mais de 12 mil inscrições no CPNU 2
Mulheres são 59% do total de candidatos no estado, com 7.208 inscrições confirmadas. Em todo o país, são 761.528 inscritos, e as mulheres representam 60%
05 de Agosto de 2025 as 07h00Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
04 de Agosto de 2025 as 17h43Suspeitos de esquema pedem liberdade; relatora quer informação
Eles foram alvos da Operação Sepulcro Caiado, deflagrada na última quarta-feira (4) pela Polícia Civil
04 de Agosto de 2025 as 17h25